Levante-se!

“Cessaram as aldeias em Israel, cessaram; até que eu, Débora, me levantei, por mãe em Israel me levantei.”
Juízes 5.7 

No livro de Juízes, no capítulo 4, lemos a história de uma mulher que se diferenciou das outras mulheres da época. Débora era mulher, profetisa, esposa de Lapidote e juíza (Jz 4.4). A Bíblia não traz nenhum detalhe a respeito do marido de Débora, mas sim, no capítulo 4 e 5 está incluído tudo que conhecemos sobre Débora: era mulher que se levantou e fez a diferença no meio daquele povo. 

Com uma vida simples, Débora profetizava e ainda recebeu o cargo de juíza, pois atendia as pessoas ao ar livre, debaixo das palmeiras. Aquele era o seu escritório. Nada de luxo, mas ali Deus a usava. Pense um pouco sobre essa mulher. Será que ela sempre quis ser um ícone na vida daquele povo? Acredito que não, pois, a Bíblia não menciona anteriormente essa pretensão. Mas Deus a conhecia e tinha um chamado na vida dela, que logo depois, ela veio a compreender. Entenda que Deus tem os planos dEle, mesmo que a nosso ver, sejam impossíveis de acontecer.

Mesmo sendo casada, não era o marido que tinha a função de juiz, mas ela. Isso nos ensina que, às vezes, até as mulheres casadas com homens cristãos, Deus só convida a mulher para um propósito específico. E, infelizmente, nem todos os maridos reconhecem o verdadeiro dom que a sua esposa tem. Acabam ficando enciumados ou não aceitam. Mas fica aqui um recado importante para eles: valorize quem você ama! Em nenhum momento percebemos que Lapidote tinha inveja ou ciúme da esposa, mas a apoiava. 

A vida de Débora já seria lembrada na Bíblia por exercer um lindo papel de ser a primeira mulher a ser juíza e a ocupar um cargo político. Pois, naquela época, os juízes eram os que lideravam o povo de Israel. Ela já seria exemplo de mulher influente, mas os planos de Deus eram maiores na vida dela. Pensou a mesma coisa que eu? Isso aí! Deus tem grandes planos para nós, precisamos conhecer e aceitar tudo aquilo que Ele planejou. Isso implica mesmo se está tudo bem. Se Deus tem coisas maiores, a hora vai chegar e nada nem ninguém vai impedir de os planos Dele acontecerem na minha e na sua vida. Creia!

Débora mandou um recado para Baraque que, certamente seria garantido a vitória. Mas Baraque, mesmo com sua experiência em guerras, não aceitou de imediato a oferta de Débora, mas disse que só iria se ela fosse o acompanhando. Naquele momento, ela foi sábia e usada por Deus, profetizou que o inimigo seria destruído, mas a honra não seria dele, e sim, de outra mulher. Que história! Exatamente isso que aconteceu se você continuar a leitura em Juízes 4. Jael foi outra mulher que, com muita ousadia, matou Sísera. Assim a profecia de Débora se cumpria. 

A história de Débora tem muito a nos ensinar e, no capítulo 5 de Juízes, está apresentada a música que ela compôs e cantou ao mesmo tempo. Olha outro dom de Débora! Compositora e cantora. E em um dos versos ela diz que se levantou como mãe em Israel. Ninguém a convidou para ser “mãe em Israel”, mas foi ela mesma quem assumiu essa responsabilidade. 

Reflita nisso: Deus levou você para algum lugar não foi à toa. É necessário que você se levante! Exerça a maternidade espiritual e assuma esse compromisso. Ser mãe é sentir os movimentos do filho ou da filha dentro do ventre. Ser mãe é sentir dores, incômodos para dormir ou até para andar, mas está feliz por gerar o seu bebê. Ser mãe é sentir a pior dor do mundo que é de dar à luz, mas também vivenciar o melhor momento do mundo. Ser mãe é amar, é educar, é alimentar, é viver em prol deste filho ou filha que completou a sua família. Podemos destacar muitas atribuições ao papel de mãe e é assim que Débora se encontra como mãe. E você? Já pensou naquilo que precisa se levantar como mãe? Qual ministério você precisa exercer com amor e dedicação? Em qual local, Deus quer te levantar para salvar aquele povo? 

Não é fácil se levantar, mas precisamos. Assuma a responsabilidade que o Senhor tem para você. Levante-se para fazer algo para sua família. Levante-se na sua igreja para fazer uma missão ainda maior da que você exerce. Levante-se para marcar a sua geração. Levante-se para gerar, cuidar e amar pessoas que talvez ainda nem as conheça! Levante-se para responder ao IDE do Senhor! Seja como Débora levante-se para ser mãe em Israel!

Por Luciene Saviolli

Curada de câncer de mama e na axila

Escrito por Mulher Cristã
Curada de câncer de mama e na axila

Sou Vera Lúcia de Souza Pereira, tenho 62 anos, casada com pastor Rodolfo Quaresma Pereira...

Gerando no deserto

Escrito por Mulher Cristã
Gerando no deserto

A paz do Senhor a todos! Meu nome é Carla Katlen Sigmaringa Simões Ferreira, tenho 33 anos...

Curada milagrosamente de Síndrome r...

Escrito por Mulher Cristã
Curada milagrosamente de Síndrome rara 

A paz do Senhor irmãs, sou Taiane Colares Queiroz Gali e tenho 40 anos. Sou casada com Jul...

"Jesus me curou das sequelas d...

Escrito por Mulher Cristã
"Jesus me curou das sequelas do AVC" 

A paz do Senhor a todas. Sou Débora Costa da Conceição Scherrer da Silva, tenho 39 anos e...

Vida liberta pelo Senhor 

Escrito por Mulher Cristã
Vida liberta pelo Senhor 

A paz do Senhor amadas. Sou Alessandra Cordeiro, tenho 38 anos, e sou missionária na Igrej...

"Deus me prometeu e eu gerei u...

Escrito por Mulher Cristã
"Deus me prometeu e eu gerei uma menininha"

A paz. Meu nome é Joana Darc Dias Ribeiro Correa, 50 anos, sou casada com Edésio há 25 ano...

Agora será diferente

Escrito por Mulher Cristã
 Agora será diferente

Já entramos na primeira semana de Janeiro de 2025. E como todo início de ano, traçamos met...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.