Quando vai se aproximando o dia 08 de março, as mulheres já começam a pensar: Será que vamos ganhar flores? Chocolates? Perfumes? Ou será que vamos ser chamadas para jantar em um belo restaurante neste dia? Bom, não importa como você comemora o nosso dia, o importante é parar um tempinho para refletir por que esse dia foi criado.
Há muito tempo, as mulheres não tinham os direitos que atualmente nós possuímos. Mas podemos agradecer a Deus porque a história mudou! No dia 08 de março de 1857, as trabalhadoras de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque resolveram lutar por seus direitos e fizeram uma greve para poder reivindicar por melhores condições de trabalho. Elas pediram redução da carga horária de trabalho de 16 para 10 horas, salários equivalentes aos salários dos homens – já que o tipo de serviço executado era o mesmo, dentre outras coisas. O movimento foi reprimido pela polícia com muita violência.
Porém, somente em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o dia 08 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem ao grupo de trabalhadoras que morreram na fábrica em 1857. Mas somente em 1975 que a ONU (Organização das Nações Unidas) oficializou a data. O objetivo da data era realizar debates, conferências sobre o papel da mulher na sociedade e tentar diminuir o preconceito e a desvalorização da mulher.
Vale lembrar que no Brasil, no dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco para as mulheres brasileiras. Elas ganharam os mesmos direitos trabalhistas do que os homens e conquistaram o direito de voto e serem eleitas em cargos políticos do País. Agora que você já conhece esta história, curta seu dia! Viva alegremente não só esse, mas sempre, pois nossos direitos já foram conquistados. Parabéns pelo seu dia! Parabéns pelo nosso dia! Feliz Dia Internacional da Mulher!
Por Luciene Saviolli
Fontes: http://www.vecchiojoalheiros.com.br/blog/dia-internacional-da-mulher-a-historia-e-a-importancia-da-data/
https://www.suapesquisa.com/dia_internacional_da_mulher.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_Mulher