Fevereiro roxo e laranja: o que você precisa saber sobre a campanha 

Você conhece lúpus? Já ouviu falar em fibromialgia? Conhece alguém que teve Alzheimer? Essas três são doenças crônicas que têm possibilidade de tratamento, quando diagnosticadas precocemente. Elas estão presentes na Campanha Fevereiro Roxo, que foi criada em 2014, na cidade de Uberlândia (MG), visando proporcionar mais conforto aos portadores dessas doenças, pois, infelizmente, não existe cura pela medicina. 

E a cor laranja é dedicada ao combate à leucemia e a doação de medula óssea. Essa campanha Fevereiro Laranja foi criada em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), especialmente porque o Dia Mundial do Câncer acontece anualmente no dia 4 de fevereiro.

Sendo assim, a Campanha deste segundo mês do ano é Fevereiro Roxo e Laranja, cujo objetivo é conscientizar sobre as doenças crônicas, informar e educar a todos sobre o diagnóstico e o tratamento das mesmas. Acompanhe:

Lúpus 
É uma doença inflamatória autoimune, que faz o organismo produzir mais anticorpos que o necessário para manter o organismo em pleno funcionamento. Ele pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Segundo o Ministério da Saúde, o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é a forma mais séria da doença e também a mais comum, afeta principalmente mulheres, sendo 9 em 10 pacientes com o risco mais elevado durante a idade fértil. 

Os principais sintomas são: cansaço, febre, perda de apetite, manchas e lesões na pele, inchaço e rigidez nos músculos, dificuldade para respirar, dor de cabeça, queda de cabelo e confusão mental. Porém, esses sintomas também se aplicam a outras doenças, o que dificulta o diagnóstico. Não se sabe ao certo o que causa o Lúpus, mas estudos mostram que as doenças autoimunes podem ser uma combinação de fatores, como: hormonais, infecciosos, genéticos e ambientais. 

Fibromialgia
A doença ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente, músculos e tendões. A causa que as pessoas desenvolvem a doença é desconhecida, mas ela pode aparecer após traumas físicos e psicológicos ou até uma infecção. 

A fibromialgia pode causar cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) a fibromialgia afeta cerca de 3% da população. De cada 10 pacientes, nove são mulheres.

Alzheimer
É uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, e com o passar do tempo, interfere no comportamento e personalidade da pessoa, causando a perda de memória. Esta é a causa mais comum de demência. 

Segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), no Brasil existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade, seis por cento delas têm a doença de Alzheimer. Existem quatro estágios da doença que vão da forma inicial até o estado terminal. Ela acompanha sintomas como alteração de memória, personalidade e habilidades, agitação, incontinência fecal e urinária, dificuldade para comer e infecções intercorrentes. Assim como as outras doenças citadas, o Alzheimer não tem cura e é tratado para amenizar e retardar o avanço através de medicamentos. 

Leucemia
É um tipo de câncer maligno nos glóbulos brancos, com origem desconhecida. Os sintomas incluem anemia, palidez, sonolência, fadiga, palpitação, manchas roxas na pele ou pontos vermelhos, bem como gânglios linfáticos inchados, perda de peso, febre e dores nas articulações e ossos.Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) entre 2023 e 2025, o Brasil registrou mais de 11 mil casos de leucemia por ano. 

A campanha Fevereiro Roxo Laranja também destaca a importância da doação de medula óssea. Segundo o Ministério da Saúde, a cada cem mil pacientes, apenas um doador é compatível. Para ser um doador é necessário procurar a Unidade de Saúde para mais informações. 

Fontes:  
https://www.gov.br/cetene/pt-br/assuntos/noticias/campanha-fevereiro-roxo-e-laranja
https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2025/01/7049219-o-que-significam-as-cores-laranja-e-roxa-no-mes-de-fevereiro.html

Cuidados com o calor extremo 

Escrito por Mulher Cristã
 Cuidados com o calor extremo 

Boa parte dos estados brasileiros vem sofrendo com as altas temperaturas que estão present...

Fevereiro roxo e laranja: o que voc...

Escrito por Mulher Cristã
Fevereiro roxo e laranja: o que você precisa saber sobre a campanha 

Você conhece lúpus? Já ouviu falar em fibromialgia? Conhece alguém que teve Alzheimer? Ess...

Janeiro Branco: como cuidar da saúd...

Escrito por Mulher Cristã
Janeiro Branco: como cuidar da saúde mental? 

Estamos no mês de Janeiro e poucas pessoas conhecem a campanha “Janeiro Branco”. Essa Camp...

Além do Câncer de Mama

Escrito por Mulher Cristã
Além do Câncer de Mama

Ela é autora de mais de 20 livros. Alda Ellis é casada há 48 anos com Buddy Ellis, mãe de...

Famílias em Conflito 

Escrito por Mulher Cristã
Famílias em Conflito 

Ela é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos fe...

Primeiros passos

Escrito por Mulher Cristã
Primeiros passos

Quando um bebê nasce, toda família se envolve no dia a dia do recém-nascido, seja para dar...

Praticar atividade física não tem i...

Escrito por Mulher Cristã
 Praticar atividade física não tem idade!

Você tem cuidado da sua saúde física? Gosta de fazer caminhada ou frequenta alguma academi...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.