Boa parte dos estados brasileiros vem sofrendo com as altas temperaturas que estão presentes no país desde o dia 12 de fevereiro. Segundo os meteorologistas, as sensações térmicas podem chegar a 70 ºC em alguns lugares, como Porto Alegre e no Rio de Janeiro, em torno de 60 °C.
Nesta segunda-feira (17) uma nova onda de calor atingiu vários estados. Por exemplo, no Rio de Janeiro atingiu o nível 4 de calor, às 12h35 de segunda (17), isso significa que o registro de temperatura está entre 40 °C e 44 °C, com previsão de permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos. De acordo com o serviço de meteorologia da prefeitura do Rio de Janeiro, um sistema de alta pressão está no oceano influenciando o tempo e aumentando as temperaturas na cidade.
Em Curitiba, a sensação térmica também na segunda-feira foi superior a 50 ºC registrada em alguns municípios. Com as altas sensações térmicas sentidas pelos brasileiros, aumenta o número de pessoas com pressão alta, náuseas, vômitos e desmaios. Nestes casos, a indicação é que procure, imediatamente, a unidade de saúde mais próxima da sua casa.
Mas, o que fazer para aliviar o calor nestes dias tão quentes? Separamos algumas dicas para você:
* Beba mais água. Aumente a ingestão de água e sucos naturais, mesmo sem sentir sede. Nem sempre 2 litros é a quantidade ideal para o seu corpo. Nosso corpo precisa de líquido para manter a temperatura ideal e evitar a desidratação.
* Para saber a quantidade correta, você deve pegar o seu peso e multiplicar por 35ml. Se uma pessoa pesa 55kg, ela deve tomar 1,9litro por dia. Mas durante a onda de calor, deve multiplicar o peso por 45ml, neste caso a pessoa deverá tomar 2,5litros. E em casos de atividades físicas ou práticas esportivas, o peso deve ser multiplicado por 65ml. Ou seja, essa mesma pessoa que pesa 55kg deverá tomar 3,5l por dia.
* A hidratação deve ser ao longo do dia. Não adianta a pessoa ficar o dia todo sem beber água e ao chegar à noite, tomar 1litro de água de uma só vez.
* Use o filtro solar. O ideal é aplicá-lo 30 minutos antes de expor-se ao sol e, caso fique exposto, deve reaplicá-lo a cada duas horas. Use no rosto e em outras partes do corpo, como mãos, orelhas, pescoço, nuca e pés.
* Faça refeições leves. Invista em comer frutas, verduras e legumes.
* Se estiver próximo a crianças e idosos, ofereçam água para eles, pois, muitos não sentem sede ou não procuram beber com tanta frequência.
* Prefira ficar em ambientes com ar-condicionado ou ventilador. Se possível, feche cortinas que fiquem mais expostas ao sol. Coloque uma bacia com água em frente ao ventilador ou próximo aonde o ar está instalado, isso ajudará a manter o ambiente mais úmido.
* Evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h.
* Evite fazer exercício físico durante o horário de pico do calor.
* Se precisar sair de casa, use chapéus e óculos escuros.
* Use roupas leves e claras que não retêm muito calor.
* Disponibiliza água fresca para os animais de estimação.
* Proteja as crianças e idosos, ao saírem coloquem roupas frescas e chapéus.
* Não deixe de tomar medicamento de rotina, caso seja o seu caso.
* Cuidado com o choque térmico, ao sair de um local com ar-condicionado e o calor de rua.
* Caso sinta tonturas, fraqueza, ansiedade ou tiver sede intensa e dor de cabeça, procure um posto de saúde para atendimento.
Por Luciene Saviolli
Fontes: CPAD News, Agência Brasil e G1