Janeiro Branco: como cuidar da saúde mental? 

Estamos no mês de Janeiro e poucas pessoas conhecem a campanha “Janeiro Branco”. Essa Campanha foi criada em 2014 por psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais, inspirados no “Outubro Rosa”. É o mês de conscientização dos cuidados da saúde mental e emocional da população e tomou maior proporção com a ajuda das redes sociais e profissionais da saúde mental em 2016. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com a população mais ansiosa do mundo e possui a maior prevalência de diagnósticos de depressão entre os países da América Latina. Não podemos fechar os olhos diante a essas necessidades e precisamos saber quando algo não está indo bem e como devemos tratar. 

Pensando nesse assunto, conversamos com a psicanalista Silvania Melo, formada desde 2016 na área e já ajudou mais de 200 mulheres em cinco anos de atendimento. No início da carreira, Silvania que é assembleiana, fazia atendimentos voluntários na antiga igreja em que era membro. Atualmente, ela atende tanto homens como mulheres em consultório próprio localizado em Piabetá (RJ), mas o público maior é de mulheres. Silvania também faz atendimento online, marcados previamente, para ajudar mulheres de todo o Brasil.

WhatsApp Image 2025 01 13 at 19.12.42De acordo com a psicanalista, é fundamental estar bem para conseguir cuidar do próximo. “Em Mateus 12.30-31 fala sobre os dois mandamentos: Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. Para isso, eu preciso estar bem para cuidar de alguém”, explicou.

Em uma rápida conversa, a psicanalista Silvania Melo explicou os sintomas de quando precisamos de terapia, como podemos cuidar de nós mesmos e deixou dicas fundamentais para termos uma excelente saúde mental e emocional. Confira! 

Quando uma pessoa precisa de terapia e quais são os sintomas? 
A terapia pode ser procurada em qualquer momento da vida, sem restrições de idade. Quanto mais cedo a pessoa procura ajuda, mais cedo se conhece e trata a dificuldade. Alguns sintomas são:  
* Quando ela sofre com algo que interfere na sua vida; 
* Quando tem dificuldade em encontrar soluções para os seus problemas;
* Quando está lidando com um luto, trauma ou perda;
* Quando tem problemas de relacionamento, como brigas frequentes, falta de confiança ou ciúmes; 
* Quando tem dificuldades em se relacionar com a família;
* Quando tem crises de ansiedade frequentes;
* Quando tem dificuldades profissionais; 
* Quando tem receios, frustrações ou medos que considera peculiares; e
* Quando usa substâncias de forma recorrente para aliviar sentimentos negativos. 

Como podemos saber se estamos com ansiedade? 
A ansiedade pode se manifestar de várias formas, tanto físicas como psíquicas. Alguns dos sintomas mais comuns são: Físicos: tensão muscular, dor no peito, transpiração, taquicardia, dor de cabeça, tontura, sensação de fadiga, enjoos, vontade de regurgitar; Psíquicos: sensação de desrealização ou despersonalização, preocupação constante, receios, medo de ficar doente, de que algo negativo aconteça com familiares, dificuldade para se concentrar e irritação frequente. A ansiedade pode se manifestar de diferentes formas, como ataques de pânico, agorafobia, fobias sociais, doença obsessiva compulsiva e stress pós-traumático. Para saber se está com ansiedade, é importante procurar ajuda psicológica ou médica, pois só um profissional pode avaliar se os sintomas indicam um quadro patológico de ansiedade ou são de outra doença.

Como podemos nos cuidar para cuidar de outros?
Continuar a viver a sua vida, dentro do possível, fazendo coisas que lhe deem prazer. Cuidar do outro envolve estar atento às necessidades físicas, emocionais e sociais das pessoas ao seu redor. Algumas formas de cuidar do outro são: ser gentil e educado, ter empatia, oferecer apoio emocional a um amigo em dificuldades, ajudar um estranho em apuros na rua e contribuir para causas sociais.

Tem algum testemunho que queira compartilhar de um atendimento?
Uma adolescente de 17 anos, filha de pastores, engravidou de forma indesejada, e com essa queda ela entrou em uma profunda depressão. Os pais já tinham tentado levá-la para terapia, sem sucesso. Como ela é de outro estado, ela aceitou iniciar atendimento online comigo, usava poucas palavras em um encontro semanal. Em algum momento, a minha esperança foi diminuindo, mas não desisti dela. E ela começou a reagir, e voltou a se comunicar com os pais, a se alimentar, aceitou a gravidez, voltou para a faculdade. Só em escrever, fico emocionada. Hoje ela está formada, com uma vida linda. E eu fico admirando a felicidade dela na rede social. 

Quais as dicas que você deixa para iniciarmos bem o novo ano?
O melhor momento para começar a colocar em prática as metas de Ano Novo é agora, o presente. Cada dia é um ano novo. Você está vivo, viva a cada momento da sua vida da melhor forma não desperdice o tempo. Defina metas realistas, inicie hábitos saudáveis, organize a rotina, não abra mão do descanso e lazer, mantenha o foco, confie na constância, seja mais paciente e otimista, se desfaça do que não serve mais e viva o presente.

Por Luciene Saviolli 

Cuidados com o calor extremo 

Escrito por Mulher Cristã
 Cuidados com o calor extremo 

Boa parte dos estados brasileiros vem sofrendo com as altas temperaturas que estão present...

Fevereiro roxo e laranja: o que voc...

Escrito por Mulher Cristã
Fevereiro roxo e laranja: o que você precisa saber sobre a campanha 

Você conhece lúpus? Já ouviu falar em fibromialgia? Conhece alguém que teve Alzheimer? Ess...

Janeiro Branco: como cuidar da saúd...

Escrito por Mulher Cristã
Janeiro Branco: como cuidar da saúde mental? 

Estamos no mês de Janeiro e poucas pessoas conhecem a campanha “Janeiro Branco”. Essa Camp...

Além do Câncer de Mama

Escrito por Mulher Cristã
Além do Câncer de Mama

Ela é autora de mais de 20 livros. Alda Ellis é casada há 48 anos com Buddy Ellis, mãe de...

Famílias em Conflito 

Escrito por Mulher Cristã
Famílias em Conflito 

Ela é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos fe...

Primeiros passos

Escrito por Mulher Cristã
Primeiros passos

Quando um bebê nasce, toda família se envolve no dia a dia do recém-nascido, seja para dar...

Praticar atividade física não tem i...

Escrito por Mulher Cristã
 Praticar atividade física não tem idade!

Você tem cuidado da sua saúde física? Gosta de fazer caminhada ou frequenta alguma academi...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.