Receber críticas não é fácil para ninguém. Não importa de quem venha: seu chefe, um amigo ou até o seu marido, a crítica sempre deixa a pessoa que recebeu ofendida em um primeiro momento.
Mas é bom lembrar que algumas críticas podem nos ajudar a crescer, essas são chamadas de “críticas construtivas”. Enquanto que as destrutivas podem nos desanimar ou fazer desistir do que estávamos fazendo. Por isso é muito importante ao ouvir uma crítica, analisar quem fez e qual é a mensagem. Vejamos a diferença entre as duas:
Críticas construtivas e destrutivas
As críticas construtivas são aquelas que trazem um conselho ou uma opinião sobre algo que precisamos melhorar. É aquele famoso feedback que você precisa na vida. A crítica não deve apenas apontar os erros, mas indicar soluções ou alternativas para melhorar nesta área. Ao ouvir uma crítica deste tipo, procure ouvir e atender. Por exemplo, se o seu chefe lhe criticou por algo que você fez, procure ouvi-lo e aceite a sua opinião. Entenda que isso pode ser uma oportunidade de crescimento e amadurecimento na sua vida profissional. Em determinados momentos, agradeça quem fez a crítica, pois assim você consegue abrir espaço para novos feedbacks vindos por esta mesma pessoa.
Quando as críticas forem destrutivas, você precisa identificar rápido para não se prejudicar. Ao contrário das construtivas, essas críticas não trazem nenhuma solução a quem foi criticado. Geralmente, essas pessoas são movidas pela inveja e lançam palavras para prejudicar o outro. Não contribuem em nada, ao contrário trazem revolta e sentimentos de culpa e desmotivação. Quando você descobrir que a pessoa lhe fez uma crítica destrutiva, rejeite na mesma hora. Não ouça aquilo que irá lhe entristecer. Tenha controle emocional. Muitas pessoas aceitam qualquer tipo de crítica e perdem sua auto-estima e isso desequilibra suas emoções.
No livro “Lidando com pessoas difíceis - Relacionamentos que exigem uma alta manutenção”, Le Parrot destaca as características comuns dos críticos. “Você pode pensar que as coisas estão fluindo bem, mas os críticos são propensos a sempre encontrar um erro. Esse detector negativo embutido é o aspecto mais marcante dos críticos. Entretanto, vários outros aspectos caracterizam os críticos, eles são: perfeccionistas, compulsivos, mandões, moralistas, ávidos por poder, arrogantes, exaustivos, pedantes e detalhistas.” (CPAD, 2014)
Como reagir com as críticas?
1 – Não leve para o lado pessoal. Geralmente as pessoas que são críticas demais são assim com todos. Sendo assim você não tem motivos para levar para o lado pessoal. Ouça o que a pessoa tem a dizer e analise a mensagem.
2 – Guarde a crítica que faz sentido. Atente-se para o que realmente precisa mudar. Por exemplo, se alguém falou que você precisa ter mais atenção ao trabalho, isso significa que você pode fazer muito mais do que está fazendo. Você tem valor!
3 – Seja menos sensível – Se ao ouvir uma crítica, você acaba chorando ou se entristecendo, cuidado! Tente ouvir sem se magoar, mesmo que seja uma crítica destrutiva. Aceite que você tem defeitos e precisa melhorar. Controle suas emoções e mantenha o foco em seus objetivos. Se a crítica for ofensiva e não faz nenhum sentido, ignore-a. A escolha é sua em aceitar ou não o que lhe foi falado.
4 – Mantenha-se confiante – Independente de qualquer coisa, tenha confiança em si mesma. Assim quando a crítica vier até você, estará forte para saber que ninguém pode levar você para baixo, não se sinta inferior a ninguém.
5 – Seja grata – Essa é a parte mais difícil: agradecer por receber uma crítica. Fazendo isso estará mostrando que é forte para ouvir e aceitar ou não o que foi falado. Além disso, estará eliminando qualquer sentimento de tristeza do seu coração. Tente fazer isso!
Por Luciene Saviolli
Fontes:
http://www.ibccoaching.com.br/portal/comportamento/aprenda-lidar-com-criticas-construtivas-e-destrutivas/
https://www.dicasdemulher.com.br/8-dicas-para-lidar-com-pessoas-criticas-demais/; http://pt.wikihow.com/Lidar-com-as-Cr%C3%ADticas