Quem olha para a irmã Jaqueline Chagas, 42 anos, não imagina o que ela já passou. Em março de 2016, quando ela recebeu o diagnóstico de câncer de mama, a técnica em contabilidade sentiu que o seu mundo havia caído e que ela morreria.
“Eu fiz o tratamento com quimioterapia, no total foram oito, sendo quatro vermelhas e quatro brancas (nomes que a gente apelida), e, em seguida, fiz cirurgia para retirada total da mama esquerda e vazamento de axila. E quando perdi meu cabelo parecia que era o meu fim e eu não suportaria essa doença”, explicou Jaqueline.
Depois de um ano e meio, em 2018, Jaqueline recebeu novamente um diagnóstico que a deixou preocupada por alguns meses. Ela teve oito tumores no útero e no ovário, o que ocasionou em uma cirurgia onde ela precisou retirar o útero, os ovários e as trompas, impedindo de ela gerar filhos. “Mesmo sendo benigno, ou seja, não foi câncer, ele trouxe consequências, mas hoje estou em remissão, sem a doença e estou ótima para Glória de Deus”, contou.
Foi neste período que Jaqueline Chagas buscou forças em Deus e ouviu o conselho de uma amiga em criar um grupo no WhastApp para ajudar outras mulheres com a mesma situação que a dela. E esse era um sonho que ela já havia tido. “Eu falei com Deus que se eu saísse viva, faria um trabalho voluntário. Eu estava muito abalada emocionalmente, pois, o meu sonho de ser mãe não seria mais possível de se realizar. Foi quando surgiu o projeto Unidas para Sempre que é de ajuda mútua entre mulheres que sofrem com essa doença. Um projeto de apoio a quem precisa, de amor ao próximo, de autoestima. E eu costumo dizer que Deus não me deu 1 ou 2 filhos, mas quase 300 filhos, hoje em dia”, testemunharam.
Segundo a fundadora, o escritório fica localizado no bairro de Comendador Soares, município de Nova Iguaçu (RJ) e conta com um time de 10 mulheres, que atuam nas funções de primeira secretária, segunda secretária, assistente administrativo, design gráfico, diretora de patrimônio, tesoureira, conselheiras fiscais e relações públicas. Atualmente, o projeto atende a 575 pessoas que sofrem com o câncer e esse número não é só de mulheres, mas também tem crianças e homens.
Geralmente, quem recebe o diagnóstico de câncer de mama não tem estrutura para enfrentá-lo sozinho, daí entra o projeto Unidas para Sempre com palavras de conforto, fé e esperança. E tudo de forma gratuita. Inclusive, a diretora Jaqueline Chagas já cedeu entrevistas a vários canais de comunicação e agradece a Deus por toda essa divulgação. “Aqui não fazemos nada sozinha. Temos uma equipe de parceiros que nos ajudam doando seus serviços, que são: psicólogas, nutricionista, dermatologista, mastologista, advogados, clínica geral, oncologista, terapeuta e tatuador (Auréola do mamilos). Nós descobrimos que somos fortes e começamos a deixar de lado o que nos faz mau e nos unimos uma as outras. Posso dizer que o ambiente é formado por pessoas renascidas e redescobertas”, contou.
A fundadora do projeto destaca que a importância da Campanha Outubro Rosa. “Precisamos conscientizar as pessoas a se cuidarem, a fazer o autoexame e isso tem que ser de janeiro a janeiro. É muito importante ter o diagnóstico precoce, para tomar todos os cuidados e ter a cura. Em média, já ajudamos mais de 900 mulheres”, avisou.
Jaqueline ainda deixou uma mensagem para todas que estão enfrentando o câncer de mama como ela um dia também sofreu com a doença. “Hoje eu posso dizer que estou curada e isso eu sou eternamente grata a Deus. Além da minha fé tinha o meu pastor orando por mim e toda igreja. Só tenho que agradecer e aproveitar e dizer para vocês que o projeto Unidas é uma família. Deus nos uniu para juntas sermos mais fortes. O teu diagnóstico de câncer não é o fim. Ele não é atestado de óbito, o câncer tem cura sim e é uma segunda chance para vivermos”, finaliza Jaqueline, que junto com o esposo são membros da Assembleia de Deus em Bonsucesso.
Conheça melhor as especialidades que o Projeto Unidas para Sempre oferece:
1 - Psicóloga (mente sã, corpo são) acompanhamento é tratamento;
2 - Nutricionista (alimentação e a importância de alimentos certos), acompanhamento durante é após o tratamento;
3 - Advogados (assessoria jurídica para esse momento difícil), conhecendo todos os seus direitos e dando todo suporte;
4 - Oncologista (porque somos pacientes diários dessa especialização);
5 - Clínica Geral (precisamos acompanhar outras áreas);
6 - Assistente Social (profissional especializado em ajudar burocracias;
7 - Enfermeiras (pois são anjos nesse processo pós cirúrgicos e pós quimioterapia);
8 - Terapeuta sexual (consultas on-line);
9 - Micropigmentação gratuita;
10 - Curso de maquiagem;
11 - Marcação de exames com parcerias de forma gratuita;
12 - Parceria com grupo CEM tendo você um preço diferenciado;
13 - Tratamento dentário, por ordem de fila e tratamento;
14 - Nutricionista ortomolecular;
15 – Neuropsicologica;
16 - Uma pequena farmácia de SOS;
17 - Doação de peruca;
18 - Colocação de mega hair em parceria;
19 - Dia de beleza;
20 - Auréola de forma gratuita;
21 - Doação de cesta básica (tendo na instituição);
22 - Doação de prótese mamária;
23 - Dermatologista (cuidados com a pele).
Para saber mais sobre o projeto, acesse o site: https://www.unidasparasempre.com.br/
Por Luciene Saviolli