A fase da Adolescência é uma fase de descobertas, dúvidas e muitos questionamentos. É neste período também que muitos conhecem Jesus como seu único Salvador e outros, infelizmente, se desviam da casa do Senhor. Por isso, é de suma importância amar cada adolescente de sua igreja e termos líderes e professores preparados para este ministério.
Foi pensando nisso, que a historiadora e bacharel em Teologia, Flavianne Vaz, escreveu “Liderando Adolescentes”, seu primeiro livro e mais novo lançamento da CPAD. Flavianne é nascida e criada na Assembleia de Deus de Cordovil (RJ), e hoje, faz parte da Assembleia de Deus, Ministério Crescer, em Irajá.
Assim que essa obra “saiu do forno” procuramos a autora para um bate papo super interessante. Confira como foi esse momento!
Como surgiu a ideia de ser escritora?
Essa paixão começou desde cedo. Meu avô Miguel Vaz escreveu alguns livros e já trabalhou aqui também na CPAD por muitos anos. Minha mãe também escreveu alguns livros (produção independente). Meu primeiro artigo publicado foi em 2002 na minha adolescência. Eu tinha 14 anos quando escrevi para o Jornal da minha igreja. Mas quem me incentivou a escrever foi o saudoso pastor Antonio Gilberto. Nós éramos da mesma igreja, e ele me viu no corredor escrevendo e perguntou o que eu estava fazendo. E eu respondi que estava tentando fazer um artigo, foi quando ele disse: “Escreve e manda pra mim, que eu vou revisar”. Eu escrevi, ele revisou e me deu uma aula. Essa revisão ele fez algumas vezes até ficar pronto. Então meu primeiro texto foi sob a orientação e revisão do pastor Antonio Gilberto. Sou privilegiada porque ele viu em mim a vocação de ser escritora, sem antes eu ser. E durante muitos anos, ele me orientou.
E, a partir daí como você se especializou?
Fiz a faculdade de História, estava habituada a escrever, mas textos acadêmicos. Até que em 2012 publiquei meu primeiro artigo aqui na CPAD. Porém, antes disso, o principal trabalho que eu fiz foi participar de dois comentários das revistas de Pré Adolescentes (Quem é Deus e O Evangelho do Discípulo Amado), que tem outra estrutura de texto, mas com certeza foram os maiores desafios que me fizeram aprofundar na capacidade de escrever.
Como surgiu o livro “Liderando Adolescentes?”
Este livro é baseado numa experiência de mais de 10 anos de liderança com adolescentes (especificamente com os adolescentes da igreja AD de Cordovil, congregação de Colégio). Escrevi este livro para compartilhar com outros líderes ferramentas de trabalho. Ele é um guia prático que serve para pais, professores e líderes, onde eu compartilho minhas experiências ao longo desta liderança em ambiente urbano. Ele não é biográfico e nem teórico, ele é baseado em fatos reais, coisas que deram certo ou não e como administrar tudo isso, por exemplo: organizar um evento, aconselhar, administrar a si mesmo, dentre outros. Atualmente eu não dirijo um ministério de adolescentes, mas atuo no discipulado individual, ensino pequenos grupos e também dou aulas de reforço bíblico e de escolas dominicais para adolescentes e jovens.
O que você espera deste livro e qual é o maior objetivo?
Neste livro estou ensinando como o líder deve se preparar, como criar ferramentas, como criar sua equipe de trabalho, porque muitos não sabem como montar equipe e delegar funções. O objetivo não é trazer o adolescente pra dentro da igreja, mas tornar esse adolescente uma igreja, a proposta de desenvolvimento integral do adolescente. Porque esta fase é muito curta. São apenas seis anos que ele tem para passar diante a um tsunami de informações e de fazer escolhas difíceis, quanto a vida espiritual, carreira e também de definir prioridades. É um tempo curto para ele se tornar um adulto feliz e saudável.
Como o livro está dividido? Tem alguma parte que você destaca mais?
Ele é dividido em quatro eixos. Cada um vai com um foco diferente. O primeiro está em Liderança (conceitos), o segundo vai focar na Adolescência, vai mostrar aos pais que o adolescente do Século XXI é totalmente diferente do adolescente da década de 90. O Desenvolvimento Integral é o terceiro eixo e esse me chama muita atenção, pois, eles querem proteção, mas ao mesmo tempo, liberdade. Eles querem orientação, mas também experiência. Eu vivi numa época que meus líderes eram muito esforçados, mas eles nos envolviam com corais, congressos, saídas, mas isso se resume a eventos. E o que nós trazemos é uma liderança centrada em pessoas, nas necessidades deles, nos dilemas que eles enfrentam. E ainda temos o eixo, Batalhas Invisíveis da Liderança. Vale a pena enfrentar todas as barreiras por eles e vê-los crescendo e se tornando homens e mulheres tementes a Deus.
Qual a mensagem que você deixa para os pais, professores e líderes de adolescentes?
Alguns líderes aparentemente são invisíveis, mas saiba que Deus lhe vê e lhe conhece. Quando a gente cuida de um desses adolescentes, isso é registrado e recompensado com justiça por Ele. Jesus sabe honrar cada um. O trabalho não é em vão. O impacto que vocês causam na vida dos adolescentes vai gerar muitos frutos na vida adulta e sem seus futuros.
Adquira agora mesmo o livro: “Liderando Adolescentes” na Loja Virtual www.cpad.com.br ou pelo tel.: 0800 021 7373 ou em uma de nossas lojas CPAD.
Por Luciene Saviolli