Cada dia uma festa

Quem trabalha no Ministério com Crianças sabe como é importante trazer sempre novidades para elas, manter uma aula dinâmica, com conteúdo e criatividade para atrair a atenção dos pequenos. E uma das formas utilizadas pelos professores e líderes é usar as datas comemorativas para apresentação com as crianças, seja em dramatizações, jograis, coreografias etc. 

A CPAD lançou um livro especial indicado para todos que trabalham com crianças e amam este ministério. É um verdadeiro manual para o líder ou professor de Escola Dominical infantil, onde reúne duas gerações. De um lado, a irmã Helena Figueiredo, pedagoga, pós-graduada em docência superior, especializada em administração escolar, autora do livro “A importância do evangelismo infanto-juvenil”, publicado pela CPAD, palestrante de vários Congressos e Conferências da CPAD. Do outro, a Tia Jô (Joani Bentes), apresentadora de programas infantis de Rádio e TV, missionária, preletora em congressos infantis e de educação infantil e conferencista internacional. As autoras lançaram o livro Cada Dia uma Festa, recentemente, durante o 3º Congresso de Educação e Evangelização Infantojuvenil realizado em São Paulo (SP) e reservou um tempinho durante a quarentena, e atendeu, exclusivamente, à nossa reportagem para falar mais sobre este livro. Confira este bate papo com as autoras!

Quanto tempo a Sra. planejou este livro e como surgiu o convite à Tia Jô? 

Helena: Há anos eu planejei escrever este livro, pensando nos meus colegas abnegados evangelistas infantojuvenis, que com altruísmo e esmero se dedicam ao ensino da Palavra. Com o passar do tempo, pedi à Tia Jô para me ajudar a atualizar, não só as datas, como também o conteúdo e, para minha alegria, ela com muito entusiasmo aceitou e assim duas gerações unidas, juntas, trabalhamos com o olhar nas nossas crianças que têm sido vítimas das artimanhas de Satanás.

Você já tinha pensado em um livro para ajudar as professoras de ED?

Tia Jô: Sempre desejei contribuir com as pessoas nas áreas mais carentes. Este livro é um manual completo para o professor ter em dias festivos e ainda dias que não são comemorados. Seja através de um programa de cultos, a liturgia, a dramatização, a dinâmica, o lúdico, o jogral, ou seja, este livro vai alcançar o professor das áreas mais favorecidas, às mais carentes.Este livro trata de várias datas comemorativas e algumas que merecem destaque, pois, não são comemoradas atualmente nas igrejas.

tiajoehelenaQual foi a ideia e a prioridade em escolhê-las, como o Dia da Oração, do Soldado, dos Avós etc? 

Helena: Todas as datas merecem destaque. Algumas por cultivarem o respeito e o amor à família, enquanto que outras para ensinarem aos pequeninos o respeito à Pátria em que vivemos. Entre as dezenove datas, coloquei algumas que não estão incluídas no currículo secular, como o Dia da Oração, para que a geração infantil aprenda a agradecer e pedir a Deus, o Supremo e Eterno.

Tia Jô: Quando a professora Helena me passou várias datas, no meu coração eu estava com desejo de comemorar aquelas que não são muito comuns, mas tem uma relevância ímpar. Escolhemos temas que pudessem trazer crescimento e edificação para a vida espiritual da criança, como o Dia da Oração e o Dia do Soldado. Falar de respeito nada melhor do que falar dos Avós, então, buscamos datas não pautadas em nosso calendário. Isso foi uma visão de Deus para o desenvolvimento espiritual da criança.  

Qual é a data mais marcante neste livro? 

Helena: A meu ver, a 16ª data, a que se refere ao Dia da Família, creio que deve ser ressaltada, em virtude de, na época atual, os valores absolutos estão sendo deixados de lado, e os valores relativos estão tomando o espaço. A maior parte dos problemas da família, isto é, de seus membros, têm origem na infância. Em consequência, a instituição família encontra-se em crise. Outra data marcante é a 17ª, o Dia da Bíblia, por ser o manual para a nossa vida diária e nos ensina o Caminho para chegar à Mansão Celestial. 

O que mais chamou a atenção nesta obra? 

Tia Jô: As duas gerações que se uniram (a da prof. Helena e a minha), duas visões unidas em defesa da infância, dos valores e da vida. 

Quanto tempo demorou da criação à publicação da obra?

Helena: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito (de Deus) debaixo do céu”. Ec 3.1, por isso, creio que foi no momento de Deus, e não no que nós duas estávamos aguardando. Os meus rascunhos já estavam prontos desde 1995, mas ficaram engavetados. Quando surgiu a ideia de me unir com a tia Jô, foi há uns 5 anos, e a partir daí, começamos a trabalhar e a orar, para que este livro nascesse. Graças a Deus, ele nasceu.

Qual mensagem você deixa para aqueles que estarão adquirindo esta obra? 

Tia Jô: Que neste tempo, trabalhar temáticas é relevante demais para o aprendizado da vida espiritual das nossas crianças. E eu tenho certeza que você vai ter uma obra com revelação divina, onde vai abrir um leque de opções que vai além do que foi dito e proposto. Esse projeto foi gerado no coração de Deus com jejum e oração. Grandes serão os testemunhos e as transformações de vida. 

Helena: Não se trata de uma obra teológica, é apenas um livro que serve como auxílio, como já mencionei, aos evangelistas de crianças. Que Deus lhes ajude no planejamento anual, a terem mais subsídios para o ensino da EBD. Que muitos tenham oportunidade de criarem núcleos bíblicos, que reúnam num espaço, não só, crianças criadas no Evangelho, como também da comunidade, de famílias não crentes a participarem, expandindo assim o Reino de Deus. Para isso precisamos ter convicção quanto ao Ide de Jesus. (Mc 16.15). “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças...”Ec 9.10

Sem dúvida, esta é uma obra que você precisa ler e compartilhar com uma amiga. Preparada para conhecer este livro? Adquira em nossa Loja Virtual ou na Rede de Lojas CPAD. 
Por Luciene Saviolli

Mulheres Marcantes da Bíblia

Escrito por Mulher Cristã
Mulheres Marcantes da Bíblia

Na Bíblia encontramos diversas histórias de mulheres que marcaram não só a sua época, mas...

Como emagrecer com saúde?

Escrito por Mulher Cristã
Como emagrecer com saúde?

O sobrepeso e a obesidade vêm aumentando a cada dia. Dados da Organização Mundial de Saúde...

Pandemia e as mudanças na profissão

Escrito por Mulher Cristã
 Pandemia e as mudanças na profissão

Acordar antes de o Sol nascer, preparar-se para o novo dia, pegar o seu meio de transporte...

Bíblia Além do Sofrimento

Escrito por Mulher Cristã
Bíblia Além do Sofrimento

Infelizmente, não são poucas as pessoas que vivem com dores. São doenças congênitas, crôni...

Maio Laranja: entenda a importância...

Escrito por CPAD Web
Maio Laranja: entenda a importância desta luta

Já estamos no mês de maio e você já deve ter percebido nas redes sociais que várias pessoa...

7 Dicas para Ser Saudável durante a...

Escrito por Mulher Cristã
7 Dicas para Ser Saudável durante a Quarentena

Já se passaram meses e a rotina para muitos brasileiros mudou completamente. “Ficar em cas...

Cada dia uma festa

Escrito por Mulher Cristã
Cada dia uma festa

Quem trabalha no Ministério com Crianças sabe como é importante trazer sempre novidades pa...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2021 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.