Mau humor, vontade de chorar por qualquer motivo, sonolência excessiva, perda de apetite ou fome em excesso são alguns sintomas que seu corpo está passando por aquela temida fase entre nós mulheres, a TPM. Afinal, o que isso significa?
Uma sigla pequena, mas com grandes significados. A Tensão pré-menstrual aparece nos sete a dez dias antes da menstruação. Os sintomas desaparecem no primeiro dia do ciclo ou, em alguns casos, permanecem até o último dia da menstruação. A principal causa da TPM é a alteração hormonal feminina durante o ciclo menstrual.
São vários os sintomas emocionais e físicos da TPM. Alguns sintomas emocionais são: depressão, irritabilidade, insônia ou sonolência, dificuldade de concentração, ansiedade, dentre outros. Também existem os sintomas físicos: dor de cabeça, inchaço abdominal e nas mamas, surgimento de acnes, aumento de peso, prisão de ventre, diarreia e retenção de líquidos.
O que é mais irritante neste período é que a TPM não aflige só a mulher, mas também a todos que se relacionam com ela. É por isso que acabamos chateando os amigos, brigamos mesmo sem motivo com o marido, perdemos a paciência facilmente com nossos filhos e sem falar que o rendimento no trabalho é prejudicado.
Mesmo que não tenha como impedir de tudo isso vir acontecer, existem algumas medidas que prometem aliviar os sintomas. Veja:
• Beba bastante água que ajuda no bom funcionamento do corpo e alivia o inchaço abdominal.
• Durma pelo menos oito horas por noite para melhorar a fadiga.
• Faça exercícios regularmente, isso ajudará a reduzir o estresse, melhora a saúde mental e diminui o inchaço.
• Mantenha uma dieta equilibrada com frutas e vegetais.
• Consuma mais cálcio. Ele é um nutriente excelente para todas as mulheres, reduz os sintomas de alterações de humor, depressão, cólicas menstruais e ajuda na prevenção de osteoporose. O cálcio é encontrado no leite e derivados, legumes verdes escuros e abacate.
• Evite comer muito açúcar e o sal. O açúcar pode ajudar na fadiga e a provocar dores de cabeça e o sal vai facilitar na retenção de líquidos.
• Evite as bebidas cafeínadas: café, refrigerantes, chá-mate e chá preto. Eles podem causar ansiedade, alterações no humor e irritabilidade neste período.
• Neste período aumenta a vontade de comer chocolate. Prefira o amargo, por ter mais cacau. Além de ajudar a reduzir o estresse e as oscilações de humor. Também possui o efeito estimulante.
• Consuma alimentos oleaginosos: nozes, castanhas e amêndoas. Elas possuem importantes antioxidantes que combatem a retenção de líquidos, diminui a ansiedade, irritação e também a dor nos seios.
• Chá de camomila, chá verde ou chá branco são excelentes para combater o inchaço, as cólicas menstruais e relaxar.
• O salmão é rico em vitamina B6 e ômega 3, indicado para regular o humor e aumentar a sensação do bem-estar.
• Durante a vontade impulsiva de comer doce, coma uma banana com aveia. A banana tem triptofano que vai produzir a serotonina no seu organismo, que é o hormônio do prazer, o mesmo encontrado no chocolate.
Agora quando você perceber que já está chegando “aqueles dias” procure fazer uma ou todas as dicas aqui listadas. Mas se mesmo assim, os sintomas da TPM ainda ficarem muito frequentes, procure imediatamente o seu ginecologista para fazer um tratamento.
Por Luciene Saviolli
Fontes: http://www.mulheresemdeus.com.br/SaudeDaMulher_TPM.html
http://www.gineco.com.br/saude-feminina/doencas-femininas/tpm/#sintomas
http://www.alelocomerbemtdb.com.br/10-alimentos-que-ajudam-combater-os-sintomas-da-tpm/
https://biosom.com.br/blog/saude/9-dicas-para-aliviar-os-sintomas-da-tpm/