Outubro Rosa - Tire suas dúvidas sobre o Câncer de Mama

Outubro é o mês destinado para a prevenção do Câncer de Mama. Por ser mais comum entre as mulheres, a cor escolhida desta campanha é a rosa. Mas o que muitos não sabem é que os homens também podem ser atingidos, embora seja apenas 1% dos casos. 

dra priscila outubro rosaPara falar sobre essa e outras dúvidas que surgem sobre esse assunto, convidamos a Dra. Priscila Rosique, médica mastologista e ginecologista, evangélica, filha de pastores e membro da Igreja em Ariquemes (RO), para falar conosco sobre esse tema. Confira a entrevista!

Como surge o Câncer de Mama? 

Há todo momento as nossas células se multiplicam. E nesta multiplicação pode acontecer algum erro e assim surgir uma célula anormal, conhecida como neoplácica. Ela tem a capacidade de “enganar o sistema imune” e se multiplicar, ou seja, formar novas células e até surgir o tumor. Esse tumor é maligno porque o próprio sistema imune não consegue combatê-lo. 

Qual a diferença de nódulo e câncer? Existe câncer benigno e maligno?

Não existe câncer benigno, ele é sempre maligno. O que existe é tumor benigno ou maligno. Sempre explico assim para as minhas pacientes: “Qual a probabilidade de seu filho ser o meu filho?” E elas respondem: “Nenhuma”. Então é a mesma coisa, a célula maligna câncer já nasce assim. O benigno é um “caroço” que só fica no local, não invade outros órgãos. 

Quais são os tipos de câncer de mama?

Existem diversos tipos moleculares de Câncer de Mama e sim, uns mais, outros menos agressivos. O carcinoma inflamatório é um exemplo de tumor mais agressivo e de pior prognóstico.

Como é o tratamento de câncer de mama?

O tratamento é baseado em três pilares (quimioterapia, radioterapia, cirurgia) e dependendo do perfil do tumor, ainda tem o hormonioterapia. Normalmente quando o tumor é pequeno e consegue tirar com margem, a primeira coisa é operar. Quando o tumor está grande e vai ser difícil conseguir tirar com uma margem livre e também quer saber a resposta que o paciente vai ter, faz então a quimioterapia, assim reduz o tamanho do tumor e depois opera. Depende de cada caso e a ordem pode ser alternada.

sintomas cancerdemama 18.10.19Quais são os sinais e sintomas que uma mulher pode estar com Câncer de Mama? 

Os sinais e sintomas que as mulheres podem levar à suspeita de um Câncer de Mama são: a presença de um caroço na mama ou na axila que seja palpável; a retração do mamilo ou uma parte da mama, principalmente, ao elevar os braços você ver que uma das mamas não levanta como a outra; a mama muito vermelha, como se tivesse inflamada; a pele da mama bem inchada, saída de sangue no mamilo; coceira e a descamação de um mamilo podem ser sinais de alerta.   

No Brasil ainda temos muitos casos de Câncer de Mama. Quais seriam as formas de prevenção?

Infelizmente não existe uma prevenção como vacina, por exemplo. Mas se for descoberto logo no início, tem 95% de chance de cura. Agora é sempre bom prevenir dormindo bem, se alimentando bem, praticando exercícios, não ter excesso de peso, não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas.

A mamografia pode ser feita anualmente, a partir dos 40 anos. Já que o câncer é mais comum após os 50. Mas, mesmo sendo raro em adolescentes, isso não proíbe a realização do autoexame. 

Câncer de Mama também é dado em homem. Mas não é muito comum, como o homem pode descobrir que está com essa doença?

É bem mais raro. E não tem nenhuma indicação de fazer o rastreamento da doença. Mas é mais rápido eles sentirem qualquer carocinho (nódulo) em sua musculatura. A recomendação é ficar atento e se isso ocorrer procurar imediatamente um mastologista. 

Pílula anticoncepcional aumenta o risco da doença?

Não aumenta. Orientamos que as pacientes de alto risco (ou tem um gene alterado para câncer, ou tem dois familiares de primeiro grau com essa doença ou teve alguma lesão pré-cancerígena), pedimos para suspender o uso. Mas na população em geral não há risco. 

Já ouvimos falar que o Câncer está ligado a problemas emocionais (mágoas, falta de perdão). Como cristãos sabemos que precisamos perdoar uns aos outros, mas isso realmente está ligado ao surgimento desta doença?

Tem alguns estudos científicos que comprovaram essa relação. O que acontece nessas pessoas é uma queda da imunidade, devido ao estado emocional, favorecendo o surgimento do câncer.

Sabemos que além de ser médica também é serva de Deus. Por isso, deixa uma mensagem para aquelas mulheres que estão enfrentando esse problema.

Para as mulheres que estão passando pelo tratamento, saiba que ele tem começo, meio e fim. É uma fase. Não vai ser fácil. Mas a partir dele, muitas mulheres falam que se sentem mais fortalecidas e amadas depois que termina este processo.  

E nós que somos cristãs, cremos no Deus que tudo faz. Um Deus que ressuscitou mortos, curou aleijados e tantos outros. A última palavra vem Dele. Mas não deixe o tratamento por nada, pois todo conhecimento vem Dele. Não perca a fé jamais! Tem cura! Se algum dia quiser chorar, chore, mas não fique se lamentando direto. Pessoas que são mais positivas, conseguem vencer mais rápido a doença. Deus te abençoe e conte comigo!  

SAIBA MAIS:

O Outubro Rosa é um movimento internacional que se iniciou nos Estados Unidos procurando informar as pessoas a respeito do câncer de mama no mês de outubro. O laço rosa é o símbolo da campanha e é mundialmente conhecido. Ele surgiu em Nova Iorque quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu laço rosa para os participantes da corrida pela cura do câncer. 

Nos anos seguintes, a cor rosa também passou a aparecer em vários eventos e muitos prédios públicos e monumentos passaram a ser iluminados com essa cor durante o mês de outubro. Esses atos são feitos para aumentar a conscientização em relação ao Câncer de Mama.

Por Luciene Saviolli 

Fonte: https://www.inca.gov.br/

Mulheres Marcantes da Bíblia

Escrito por Mulher Cristã
Mulheres Marcantes da Bíblia

Na Bíblia encontramos diversas histórias de mulheres que marcaram não só a sua época, mas...

Como emagrecer com saúde?

Escrito por Mulher Cristã
Como emagrecer com saúde?

O sobrepeso e a obesidade vêm aumentando a cada dia. Dados da Organização Mundial de Saúde...

Pandemia e as mudanças na profissão

Escrito por Mulher Cristã
 Pandemia e as mudanças na profissão

Acordar antes de o Sol nascer, preparar-se para o novo dia, pegar o seu meio de transporte...

Bíblia Além do Sofrimento

Escrito por Mulher Cristã
Bíblia Além do Sofrimento

Infelizmente, não são poucas as pessoas que vivem com dores. São doenças congênitas, crôni...

Maio Laranja: entenda a importância...

Escrito por CPAD Web
Maio Laranja: entenda a importância desta luta

Já estamos no mês de maio e você já deve ter percebido nas redes sociais que várias pessoa...

7 Dicas para Ser Saudável durante a...

Escrito por Mulher Cristã
7 Dicas para Ser Saudável durante a Quarentena

Já se passaram meses e a rotina para muitos brasileiros mudou completamente. “Ficar em cas...

Cada dia uma festa

Escrito por Mulher Cristã
Cada dia uma festa

Quem trabalha no Ministério com Crianças sabe como é importante trazer sempre novidades pa...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2021 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.