Janeiro Branco - Quem cuida da mente, cuida da vida

O ano de 2020 começou e você já está escrevendo uma história que vai preencher os seus 366 dias (Isso mesmo, porque esse ano será bissexto). Mas, faça uma reflexão de poucos minutos. Pense: Como está a sua vida mental? Você já está se sentindo muito estressado neste início de ano? Sente que as suas emoções estão “à flor da pele?” 

Quero adiantar que você não é a única pessoa que está passando por isso. E se você, como eu, quer um ano bem diferente do anterior, é hora de cuidar da sua saúde mental. 

Apesar de pouco falado, o primeiro mês do ano é dedicado à conscientização dos cuidados com a nossa saúde mental, quebrando tabus e mostrando a importância de estar bem com o nosso cérebro. 

A Campanha foi criada em 2014, por psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais, inspirados no “Outubro Rosa”. No primeiro ano da campanha, psicólogos e estudantes de psicologia moveram ações através de mini palestras e rodas de conversa. Em 2016, a Campanha tomou maior proporção com a ajuda das redes sociais e profissionais de saúde mental de outros estados. É uma campanha voltada para os cuidados da saúde mental.

De lá pra cá, a campanha vem alcançando diversos estados do Brasil e também países como os Estados Unidos, Japão e Portugal. 

mabel psiPara falar sobre este assunto, conversamos com a psicóloga clínica, Dra. Mabel Nunes, pós-graduanda em psicanálise contemporânea, que é evangélica e explicou um pouco mais sobre o projeto e deu dicas de quando é necessário procurar atendimento.

Qual a importância da conscientização desta Campanha?

Existe uma necessidade de falarmos, conscientizarmos e investirmos sobre o assunto para ajudar a sociedade a lidar com seus problemas emocionais, e assim, quebra-se alguns tabus, quando se trata de “saúde mental”. No mundo capitalista, estamos presos ao sistema, quando percebemos é tarde demais, estamos sendo escravos do consumismo e adoecendo por dentro. Na minha área atendemos muitas pessoas deprimidas, ansiosas, estressadas, que não conseguem lidar com os problemas emocionais do dia a dia. Freud disse que “somos feitos de carne, mas temos que viver como se fôssemos de ferro”.

Quando devemos nos preocupar e cuidar da nossa saúde mental?

Devemos nos preocupar, a partir do momento em que não estou mais conseguindo estar bem comigo mesmo, não sabendo lidar com as emoções boas e ruins, neste caso é preciso procurar ajuda de um profissional para conversar e entender de forma clara que não é o fim e podemos conseguir um equilíbrio entre corpo, alma e espírito.

Quais são os sinais que indicam que precisamos pedir ajuda?

Os sinais podem ser os mais diversos, tais como:
* Não consegue lidar com as próprias emoções;
* As situações do cotidiano já estão pesando e sobrecarregando;
* Não consegue aceitar as exigências da vida;
* Tem dificuldades para dormir;
* Os pensamentos são persistentes etc.

Neste caso precisamos sempre pedir ajuda de um profissional para uma melhor avaliação, e juntamente com este alguém de confiança, encontrar o apoio que necessitamos.

Qual a diferença entre emoção e sentimento?

Normalmente pensamos que emoção e sentimentos são sinônimos, porém são movimentos diferentes, tanto para o psiquismo, quanto para psicologia.

Emoção significa impulso ou movimento, ela tende a levar o indivíduo a agir, enquanto que o sentimento é a maneira como iremos processar essas emoções.

Segundo o escritor Rodrigo Fonseca, especialista em Inteligência Emocional, explica que: “As emoções são respostas neurais para estímulos externos, enquanto os sentimentos são respostas às emoções. O primeiro contato que o ser humano tem com as emoções acontece na vida uterina, medos, tristezas, raiva, amor, culpa, o que os pais sentem o bebê também sente”, ou seja, dependendo de como entendemos nossas emoções, conseguiremos reagir de maneira que nos faça manter o equilíbrio emocional.

Como podemos lidar com as emoções?

Podemos lidar com as emoções quando aprendemos o que são e como identificá-las de forma correta. Somente assim compreenderemos que essas emoções têm por objetivos nos conectar com os outros e conseguiremos alcançar nossos objetivos. Pessoas que lidam bem com suas emoções possuem um sistema imunológico mais saudável e não adoecem com tanta facilidade.

Além de ser psicóloga, você também é serva de Deus. Como psicóloga cristã, como você vê essa questão da saúde mental dentro das igrejas?

Como psicóloga cristã, tenho visto um movimento que ainda precisa ter um investimento maior e ser mais divulgado dentro das igrejas para abordar esse assunto, não é fácil, mas pela palavra de Deus entendemos que este assunto é abordado de forma clara de como Deus já cuidava e fortalecia as almas pelas Escrituras.

Essa é uma barreira que está sendo desconstruída aos poucos, assim como precisamos de cardiologista para o coração, ortopedista para os ossos, da palavra de Deus para a alma, precisamos de um psicólogo, para aprendermos sobre o nosso inconsciente, nossas emoções e sentimentos. Se as emoções que sentimos terminam em brigas, ofensas, ciúmes, ou até mesmo nos afastam da presença do Senhor, precisa-se entender que algo de errado está acontecendo.

 A palavra do Senhor diz: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”. (1 Pedro 5:7). Precisamos deixar Deus agir em nossas vidas, nos tratar, nos mudar, nos curar. E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. (Colossenses 3:15). Precisamos aprender a agradecer, aceitar e administrar nossas emoções, somente assim seremos curados.

Por Luciene Saviolli

Fontes: 
https://janeirobranco.com.br/campanha-janeiro-branco-por-que-janeiro-e-por-que-a-cor-branca/
https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/janeiro-branco-o-mes-para-cuidarmos-da-saude-mental-conheca-essa-campanha_a5287/1
http://www.gabrielfelix.com
sbie.com.br/blog/page/69/
www.cvv.org.br
https://www.profdoni.pro.br/home/images/sampledata/2015/livros/guia_inteligencia_emocional.pdf

Projeto oferece atendimento psicoló...

Escrito por Mulher Cristã
Projeto oferece atendimento psicológico e espiritual às mulheres de comunidade carente

Ajudar ao próximo a ponto de se aproximar da dor do outro, não é uma tarefa fácil para nin...

Mulheres Marcantes da Bíblia

Escrito por Mulher Cristã
Mulheres Marcantes da Bíblia

Na Bíblia encontramos diversas histórias de mulheres que marcaram não só a sua época, mas...

Como emagrecer com saúde?

Escrito por Mulher Cristã
Como emagrecer com saúde?

O sobrepeso e a obesidade vêm aumentando a cada dia. Dados da Organização Mundial de Saúde...

Pandemia e as mudanças na profissão

Escrito por Mulher Cristã
 Pandemia e as mudanças na profissão

Acordar antes de o Sol nascer, preparar-se para o novo dia, pegar o seu meio de transporte...

Bíblia Além do Sofrimento

Escrito por Mulher Cristã
Bíblia Além do Sofrimento

Infelizmente, não são poucas as pessoas que vivem com dores. São doenças congênitas, crôni...

Maio Laranja: entenda a importância...

Escrito por CPAD Web
Maio Laranja: entenda a importância desta luta

Já estamos no mês de maio e você já deve ter percebido nas redes sociais que várias pessoa...

7 Dicas para Ser Saudável durante a...

Escrito por Mulher Cristã
7 Dicas para Ser Saudável durante a Quarentena

Já se passaram meses e a rotina para muitos brasileiros mudou completamente. “Ficar em cas...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2021 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.