7 Dicas para Ser Saudável durante a Quarentena

Já se passaram meses e a rotina para muitos brasileiros mudou completamente. “Ficar em casa” passou a ser obrigatório para todos. Somente com exceção para sairmos para comprar comida ou remédios. Ou aqueles que precisam sair para trabalhar, pois, atuam em áreas que não pode parar ou ficar trabalhando como home-office.

Mas além do vírus, muitas pessoas estão adoecendo por terem suas rotinas alteradas. Muitos estão com crises de ansiedade e de pânico, outros com compulsão alimentar e, ainda outros com dores causadas devido as repetidas movimentações diárias na frente de um celular ou computador. Então, o que fazer para ser saudável durante este período de isolamento social? 

dra ana materia saudeConversamos com a Dra. Ana Maria Prado, graduada em Medicina pela UNCISAL em 2003, pós-graduada em Medicina de Saúde da Família pela UNIFESP, pós-graduada em Medicina do Trabalho pela FAMERP e atualmente, é médica do trabalho, coordenadora do PCMSO do HCor (Hospital do Coração de São Paulo), que, mesmo com uma agenda cheia de compromissos neste período, ela separou um tempinho para uma entrevista, exclusiva, ao site Mulher Cristã e deixou algumas dicas. Confira!

1 - Tenha uma rotina mesmo dentro de casa - Em tempos de incerteza, é normal sentir-se ansiosa, triste, estressada e assustada. Manter uma rotina diária normal pode ajudar a gerenciar parte desse estresse. Uma maneira de fazer isso é aderir às refeições regulares e planejar as refeições com antecedência. Isso pode nos ajudar a controlar melhor os níveis de fome, atender às nossas necessidades de nutrientes e nos permitir tirar o máximo proveito dos alimentos que temos, reduzindo o desperdício de alimentos.

2 - Alimentação saudável – Durante longos períodos de estresse, podemos nos encontrar comendo mais do que precisamos. Por isso, pratique a alimentação consciente. Por exemplo, não coma em movimento, não coma em frente à TV ou aos aparelhos de celular ou computador, faça pequenas mordidas e mastigue bem, concentre-se no cheiro, sabor e na textura dos alimentos. Tente mastigar 30 vezes o alimento em cada mordida.

3 - Beba água – Já sabemos que precisamos beber 2 litros de água por dia. Isso não mudou com o isolamento social, ao contrário, beba água bastante. Não espere ter sede para procurar a água. Ande sempre com uma garrafinha, ela vai te facilitar a lembrar. 

4 - Mantenha-se ativa dentro de casa – Faça exercícios (pode ser online, através de sites ou aplicativos), caminhe, suba e desça escadas, faça agachamentos, limpe a casa ou a varanda, brinque com as crianças e com os animais. Movimente-se! 

5 - Durma com qualidade – Todos já sabem que é necessário dormir, no mínimo, 8 horas diárias. Mesmo estando em casa é bom manter um horário para dormir e para acordar.  

6 - Seja resiliente – Significa ser motivado, ter um propósito. Viktor Frankl, um psiquiatra e sobrevivente de um campo de concentração, observou que os prisioneiros que perderam o senso de propósito enfraqueceram e morreram muito rapidamente, enquanto os que mantiveram a esperança sobreviveram por mais tempo. A esperança, sem dúvidas, é uma ferramenta terapêutica. A esperança não emerge do vácuo. Crer em Deus dá sentido à vida e até à adversidade. 

7 – Pratique gratidão - Um espírito de gratidão reconhece a soberania de Deus e afirma a dependência de suas criaturas. Os psicólogos estão começando a descobrir como o cultivo da gratidão beneficia a saúde mental e o bem-estar. Vários estudos mostraram os benefícios de ser grato, incluindo o aumento da resistência ao estresse.

Por Luciene Saviolli

Mulheres Marcantes da Bíblia

Escrito por Mulher Cristã
Mulheres Marcantes da Bíblia

Na Bíblia encontramos diversas histórias de mulheres que marcaram não só a sua época, mas...

Como emagrecer com saúde?

Escrito por Mulher Cristã
Como emagrecer com saúde?

O sobrepeso e a obesidade vêm aumentando a cada dia. Dados da Organização Mundial de Saúde...

Pandemia e as mudanças na profissão

Escrito por Mulher Cristã
 Pandemia e as mudanças na profissão

Acordar antes de o Sol nascer, preparar-se para o novo dia, pegar o seu meio de transporte...

Bíblia Além do Sofrimento

Escrito por Mulher Cristã
Bíblia Além do Sofrimento

Infelizmente, não são poucas as pessoas que vivem com dores. São doenças congênitas, crôni...

Maio Laranja: entenda a importância...

Escrito por CPAD Web
Maio Laranja: entenda a importância desta luta

Já estamos no mês de maio e você já deve ter percebido nas redes sociais que várias pessoa...

7 Dicas para Ser Saudável durante a...

Escrito por Mulher Cristã
7 Dicas para Ser Saudável durante a Quarentena

Já se passaram meses e a rotina para muitos brasileiros mudou completamente. “Ficar em cas...

Cada dia uma festa

Escrito por Mulher Cristã
Cada dia uma festa

Quem trabalha no Ministério com Crianças sabe como é importante trazer sempre novidades pa...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2021 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.