Lídia Dantas Costa

Lídia Dantas Costa é casada com o Pastor Wellington Júnior, atual presidente da CGADB – Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil. Formada em Artes Plásticas e Teologia; Pós Graduada em Terapia Familiar e de Casal; Pós Graduada em Aconselhamento. ‪Coordenadora do Departamento Feminino e Círculo de Oração da Assembleia de Deus do Belém, em Guarulhos (SP) há 23 anos. E há 15 coordena os Encontros de Casais em sua igreja. ‬ ‪Há 32 anos é professora da ED e há seis coordena o Curso de Aconselhamento Pré-Nupcial na ADB Guarulhos. Preside a ABEM –Associação Beneficente Estrela da Manhã há seis anos. Há quatro está na ministração do Curso de Aconselhamento Familiar na Faculdade Teológica de São Paulo – FAESP. Ministra palestras para Casais e Famílias e presta atendimento gratuito na ADB - Guarulhos, em Aconselhamento, Terapia Familiar e de Casal.

Renove a mente, transforme a vida!

Que lembranças você tem de quando aceitou Jesus como Salvador? Conhecer a graça maravilhosa de Deus, Jesus com seu infinito amor, misericórdia e perdão, é algo inesquecível. No arrependimento de nossos pecados, sentimo-nos limpos pelo sangue de Jesus e somos profundamente tocados pelo Espírito Santo. Sendo este o melhor momento de nossas vidas, aceitamos a Jesus Cristo pela fé.

Experiência única, inconfundível e inexplicável em palavras humanas. Após recebermos Jesus Cristo como Salvador, nós deixamos a maior parte de nosso comportamento anterior; o que fazíamos, não fazemos mais. Mudanças de hábitos, amizades, vestimentas e tudo o que é considerado mundano, ou seja, abandonamos costumes e comportamento que não agradam a Deus. Apesar de todas estas mudanças serem importantes em nossa vida cristã, o apóstolo Paulo nos alerta para que não sejam somente em nosso comportamento e costumes, mas, principalmente, em nossos pensamentos.

Seremos verdadeiramente transformados quando renovarmos e reeducarmos nossa maneira de pensar.  É relevante percebermos que, quando estamos conformados com este mundo, vamos tomando a forma e aceitando valores e comportamentos impostos pela sociedade contemporânea que estão em desacordo com a Palavra de Deus. Para sabermos o que desagrada o Senhor e, portanto, nos afasta dEle, é necessário que tenhamos conhecimento bíblico. Então, é indispensável estudar, meditar e ter pessoas abalizadas que nos ajudem a crescermos no conhecimento da Palavra de Deus. Por outro lado, quando buscamos ao Senhor em oração, jejum e consagração, somos levados a crescer na graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (2Pe 3:17).  Que peso nos causa vivermos aborrecidas, pensando mal das pessoas, sentindo raiva, planejando o que responder ou fazer para nos vingar? Que sofrimento temos quando queremos o que é do outro mas não podemos ter? Ou quando desejamos que o outro perca tudo o que tem? E que desgaste nos causa quando queremos aquele cargo que é de outra pessoa? Ufa! Isso é muito estressante e não é isso que o Senhor tem para mim e nem para você.

Para não nos amoldarmos aos padrões deste mundo mas termos nossa mente transformada e renovada, sendo capazes de conhecer e experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12:2), gostaria de convidá-la a permitir que o Espírito Santo invada todo o seu coração; que Ele invada todo o seu ser e transborde invadindo seu modo de pensar e por consequência seu modo de agir. Isto resultará em: pureza de pensamentos, pois deixaremos de pensar o mal; pureza nas palavras, pois deixaremos de usar palavreado baixo, que ofenda ou magoe, assim como palavras com más intensões; pureza nas atitudes, pois faremos ao próximo o que queremos que nos façam. Deixaremos de sentir inveja e almejamos o bem do outro. A fidelidade será inerente a nós em relação a todas as pessoas: marido, familiares, patrão, amigos, a Deus acima de tudo e em qualquer situação a nossa volta.

Minha querida, você imagina algo que possa renovar, reeducar e redirecionar nossa mente mais do que sermos totalmente dominadas pelo Espírito Santo? Pois, o fruto do espírito não produz apenas qualidades morais, mas algo é divinamente produzido em nós pelo Espírito Santo. Podemos compreender, assim, que uma vida espiritual plena vai muito além da nossa capacidade humana, pois vamos sendo transformados segundo a natureza divina. Conhecendo o amor de Cristo seremos cheias de toda a plenitude de Deus (Ef 3:19). Temos o livre arbítrio. Podemos escolher. Dando preferência ao bem, o Espírito Santo agirá e o fruto do espírito produzirá algumas características em nós. Amor é a base para todas as demais virtudes espirituais. Consiste em querermos para o outro aquilo que queremos para nós mesmos. Alegria é resultante do senso de bem-estar espiritual, pela correta relação com Deus; Ele nos enviou seu filho Jesus para nos salvar, e alegrar nossos corações. Paz é o oposto ao ódio, à contenda e à inveja. Justificados por nosso Salvador Jesus Cristo temos paz com Deus mediante a fé (Rm 5:1). Nossa mente e a alma têm paz pela confiança do acolhimento do Senhor a nós. Através do Espírito Santo desfrutamos, em qualquer situação, a paz de Deus, que excede todo o entendimento (Fp 4:7). Longanimidade é suportarmos as provocações e fragilidades dos outros, dominando a ira, com a paciência que o Senhor Deus tem para conosco. Benignidade é ser gentil com o próximo. Não devemos ser amargos ou inflexíveis. A gentileza e palavras suaves promovem conciliação (Pv 15:1). Bondade é a disposição de ajudar aqueles que estão em necessidade. Jesus em sua vida terrena nos demonstrou, exclusivamente, atos de bondade para com as pessoas. Fé não é uma simples crença, para nós evangélicos; é confiança em Jesus Cristo, resultante de uma experiência pessoal com Ele. Passamos a crer de coração e alma no que não vemos, mas acreditamos nas verdades espirituais. Mansidão é podermos tratar com submissão do espírito humano para com Deus e em seguida para com as outras pessoas. Resulta em não nos considerarmos superiores, mas sermos humildes reconhecendo o valor do outro. Temperança é o domínio próprio. Toda forma de autocontrole, autodisciplina sobre o próprio eu, para alcançarmos a vitória em Cristo (Gl5:22,23).

Amada, pare por um momento e reflita o que compartilhamos até aqui. Estas qualidades todas são qualidades morais de nosso Deus e estão prontas a atuar em minha e em sua vida. Basta que estejamos unidas a Cristo, com o coração aberto a amá-lo e fazer Sua vontade. O que você acha de decidir dar espaço e tempo para o Espírito Santo dominar inteiramente, abundar e invadir todo o seu ser? Feche os olhos e sinta sua presença transbordando em seu coração, em sua mente e em sua alma! Descanse. Isto não é apenas um sentimento seu. É o agir de Deus! Você pode ter essa maravilhosa presença constantemente em sua vida. Basta dar lugar, assim você terá renovada a sua mente e transformado o seu viver.

 

Lídia Dantas Costa

 

 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).




Pronto a ouvir! Pronto a socorrer!

Escrito por Lídia Dantas Costa
Pronto a ouvir! Pronto a socorrer!

A oração faz parte de nossa vida cristã desde os primeiros passos que damos na presença de...

Chamadas para um propósito

Escrito por Lídia Dantas Costa
Chamadas para um propósito

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus,...

Não há outro mandamento maior do qu...

Escrito por Lídia Dantas Costa
Não há outro mandamento maior do que estes

É maravilhoso meditarmos no Deus Todo Poderoso ao qual servimos. Seu poder, domínio e maje...

A paz que excede todo o entendiment...

Escrito por Lídia Dantas Costa
A paz que excede todo o entendimento!

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos...

Feliz Natal com Jesus!

Escrito por Lídia Dantas Costa
Feliz Natal com Jesus!

Amada irmã, quanto os dias que antecedem o Natal e envolvem suas comemorações nos fazem me...

Novo propósito

Escrito por Lídia Dantas Costa
Novo propósito

Quando em nosso encontro com Jesus Cristo temos a vida transformada e somos invadidas pelo...

Para a glória de Deus!

Escrito por Lídia Dantas Costa
Para a glória de Deus!

Ao meditarmos no imensurável amor de Deus por nós, entendemos que este amor foi tão grande...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2021 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.