Minha querida irmã, na Bíblia, no livro de Atos, encontramos: “E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia. E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso." At 16.14-15
Esta mulher demonstrou ser compassiva: percebeu a necessidade do Senhor Jesus e dos que o acompanhavam. Lídia mostrou-se solidária e estabeleceu uma relação de auxílio recíproco; recebeu do Senhor e desejou retribuir-lhe, ajudando-os num momento difícil.
Observando a Palavra de Deus e estudiosos que pesquisam o comportamento humano, podemos perceber que o Senhor nos deixou tudo claramente explicado para que vivêssemos bem e fossemos felizes. O amor e cuidado de Deus com o homem faz com que Ele crie uma companheira, da mesma espécie, para amar e estar ao seu lado. "Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea." Gn 2.18. "Quem encontra uma esposa acha uma coisa boa; e alcança o favor do Senhor." Pv 18.22. Quem encontra uma esposa, na original acepção da palavra, a adjutora, dá-se por feliz, pois é um benefício de Deus.
"Toda mulher sábia edifica a sua casa; a insensata, porém, derruba-a com as suas mãos." Pv 14.1. A esposa que usa de sabedoria tem sua família multiplicada, há sustento e bom ambiente entre os membros, tendo a família edificada na presença do Senhor.
Ao lermos os trechos da Bíblia acima citados entendemos que Deus nos quer como ajudadoras, boas e sábias ao lado de nosso esposo. Ao meditarmos em cada um destes versículos podemos sentir sobre nossos ombros a grande responsabilidade pela confiança que o Senhor confere a mim e a você, amada. Mesmo que nos pareça difícil, devemos buscar entender em que podemos melhorar. O que podemos deixar de lado e o que acrescentar em nosso modo de ser, de agir e de falar para alcançarmos êxito em nosso relacionamento conjugal.
Estudos demonstram que o ser humano reage positivamente e é altamente motivado pelo reconhecimento e elogios daqueles a quem ama e lhes são caros. Por isso, um bom ambiente familiar pode melhorar a qualidade de vida, aumentar a criatividade e elevar o desempenho profissional de seus familiares.
Lembre-se, minha querida, que quem quer você como ajudadora, boa e sábia não sou eu, mas é o Senhor nosso Deus quem nos imputa essa grande responsabilidade e a certeza de que, se é Ele quem diz em sua Palavra, é porque é o melhor para nós e para os nossos queridos. Sendo assim, esforcemo-nos para nos colocarmos ao lado de nosso esposo do modo planejado pelo Senhor.
Estando ao lado de nossos esposos para acompanhar, compartilhar e ajudar em todos os momentos. Não apenas na bonança, mas, também, nas dificuldades; na saúde e na doença, também; no bom emprego, assim como no desemprego. Ao lado deles não reclamando e cobrando, porém incentivando e demonstrando que não estamos ao lado como um peso, mas sim, como alguém que pode ajudar a dividir o fardo.
Busquemos nos auto avaliar e perceber em que é possível mudar e melhorar. Saiba e acredite que esforços são necessários e nem sempre fáceis, mas levarão a algo novo e de grande valor. Não podemos mudar o outro; as mudanças que você pode fazer é em você mesma, e aí sim elas refletirão mudanças no outro. Pensando em melhorar, sempre é tempo de transformação, mesmo que nos reste pouco tempo para aproveitá-las.
Tenha certeza de que ao observar e cumprir a vontade de Deus como esposa, amiga, companheira e encorajadora, você estará demonstrando que realmente ama seu cônjuge e as bênçãos do Senhor serão abundantes sobre vocês e a sua família.
"O SENHOR mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o SENHOR teu Deus." Dt 28. 8
Lídia Dantas Costa
*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).