Lídia Dantas Costa

Lídia Dantas Costa é casada com o Pastor Wellington Júnior, atual presidente da CGADB – Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil. Formada em Artes Plásticas e Teologia; Pós Graduada em Terapia Familiar e de Casal; Pós Graduada em Aconselhamento. ‪Coordenadora do Departamento Feminino e Círculo de Oração da Assembleia de Deus do Belém, em Guarulhos (SP) há 23 anos. E há 15 coordena os Encontros de Casais em sua igreja. ‬ ‪Há 32 anos é professora da ED e há seis coordena o Curso de Aconselhamento Pré-Nupcial na ADB Guarulhos. Preside a ABEM –Associação Beneficente Estrela da Manhã há seis anos. Há quatro está na ministração do Curso de Aconselhamento Familiar na Faculdade Teológica de São Paulo – FAESP. Ministra palestras para Casais e Famílias e presta atendimento gratuito na ADB - Guarulhos, em Aconselhamento, Terapia Familiar e de Casal.

Ajudadora! Boa! Sábia!

Minha querida irmã, na Bíblia, no livro de Atos, encontramos: “E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia. E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso." At 16.14-15

Esta mulher demonstrou ser compassiva: percebeu a necessidade do Senhor Jesus e dos que o acompanhavam. Lídia mostrou-se solidária e estabeleceu uma relação de auxílio recíproco; recebeu do Senhor e desejou retribuir-lhe, ajudando-os num momento difícil.

Observando a Palavra de Deus e estudiosos que pesquisam o comportamento humano, podemos perceber que o Senhor nos deixou tudo claramente explicado para que vivêssemos bem e fossemos felizes. O amor e cuidado de Deus com o homem faz com que Ele crie uma companheira, da mesma espécie, para amar e estar ao seu lado. "Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea." Gn 2.18. "Quem encontra uma esposa acha uma coisa boa; e alcança o favor do Senhor." Pv 18.22. Quem encontra uma esposa, na original acepção da palavra, a adjutora, dá-se por feliz, pois é um benefício de Deus.

"Toda mulher sábia edifica a sua casa; a insensata, porém, derruba-a com as suas mãos." Pv 14.1. A esposa que usa de sabedoria tem sua família multiplicada, há sustento e bom ambiente entre os membros, tendo a família edificada na presença do Senhor.

Ao lermos os trechos da Bíblia acima citados entendemos que Deus nos quer como ajudadoras, boas e sábias ao lado de nosso esposo. Ao meditarmos em cada um destes versículos podemos sentir sobre nossos ombros a grande responsabilidade pela confiança que o Senhor confere a mim e a você, amada. Mesmo que nos pareça difícil, devemos buscar entender em que podemos melhorar. O que podemos deixar de lado e o que acrescentar em nosso modo de ser, de agir e de falar para alcançarmos êxito em nosso relacionamento conjugal.

Estudos demonstram que o ser humano reage positivamente e é altamente motivado pelo reconhecimento e elogios daqueles a quem ama e lhes são caros. Por isso, um bom ambiente familiar pode melhorar a qualidade de vida, aumentar a criatividade e elevar o desempenho profissional de seus familiares.

Lembre-se, minha querida, que quem quer você como ajudadora, boa e sábia não sou eu, mas é o Senhor nosso Deus quem nos imputa essa grande responsabilidade e a certeza de que, se é Ele quem diz em sua Palavra, é porque é o melhor para nós e para os nossos queridos. Sendo assim, esforcemo-nos para nos colocarmos ao lado de nosso esposo do modo planejado pelo Senhor.   

Estando ao lado de nossos esposos para acompanhar, compartilhar e ajudar em todos os momentos. Não apenas na bonança, mas, também, nas dificuldades; na saúde e na doença, também; no bom emprego, assim como no desemprego. Ao lado deles não reclamando e cobrando, porém incentivando e demonstrando que não estamos ao lado como um peso, mas sim, como alguém que pode ajudar a dividir o fardo.

Busquemos nos auto avaliar e perceber em que é possível mudar e melhorar. Saiba e acredite que esforços são necessários e nem sempre fáceis, mas levarão a algo novo e de grande valor. Não podemos mudar o outro; as mudanças que você pode fazer é em você mesma, e aí sim elas refletirão mudanças no outro. Pensando em melhorar, sempre é tempo de transformação, mesmo que nos reste pouco tempo para aproveitá-las.

Tenha certeza de que ao observar e cumprir a vontade de Deus como esposa, amiga, companheira e encorajadora, você estará demonstrando que realmente ama seu cônjuge e as bênçãos do Senhor serão abundantes sobre vocês e a sua família.

"O SENHOR mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o SENHOR teu Deus." Dt 28. 8

 Lídia Dantas Costa

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Pronto a ouvir! Pronto a socorrer!

Escrito por Lídia Dantas Costa
Pronto a ouvir! Pronto a socorrer!

A oração faz parte de nossa vida cristã desde os primeiros passos que damos na presença de...

Chamadas para um propósito

Escrito por Lídia Dantas Costa
Chamadas para um propósito

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus,...

Não há outro mandamento maior do qu...

Escrito por Lídia Dantas Costa
Não há outro mandamento maior do que estes

É maravilhoso meditarmos no Deus Todo Poderoso ao qual servimos. Seu poder, domínio e maje...

A paz que excede todo o entendiment...

Escrito por Lídia Dantas Costa
A paz que excede todo o entendimento!

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos...

Feliz Natal com Jesus!

Escrito por Lídia Dantas Costa
Feliz Natal com Jesus!

Amada irmã, quanto os dias que antecedem o Natal e envolvem suas comemorações nos fazem me...

Novo propósito

Escrito por Lídia Dantas Costa
Novo propósito

Quando em nosso encontro com Jesus Cristo temos a vida transformada e somos invadidas pelo...

Para a glória de Deus!

Escrito por Lídia Dantas Costa
Para a glória de Deus!

Ao meditarmos no imensurável amor de Deus por nós, entendemos que este amor foi tão grande...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2021 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.