Irmã amada, em 1 Tessalonicenses 5:17, a Palavra de Deus nos diz: “Orai sem cessar”. Quando meditamos nessa passagem bíblica e a trazemos para nossa realidade pode soar estranho ao meu e ao seu ouvido, pois, como orar sem cessar? Com o dia a dia, os afazeres domésticos, a vida familiar, a profissão, enfim, tudo que nos sobrecarrega, que tempo sobra para orar? Então, como orar sem cessar?
Não é possível dispender todo o nosso tempo ajoelhadas orando, porém é muito importante que saibamos que, se a Palavra de Deus nos diz “orai sem cessar”, é porque tanto é possível, quanto necessário. Carecemos reconhecer a presença do Senhor Jesus conosco em todo o tempo, quando temos o coração cheio de sua presença e desfrutamos de comunhão com o Pai. Dessa forma, nossas súplicas podem ser feitas, em todo o tempo, diretamente de nossos corações a Deus; também entendemos que, assim o Espírito Santo, ininterruptamente, intercede por nós. Em todos os momentos podemos viver em atitude de oração. Isso significa permanecer com o coração na presença do Senhor, continuamente, em dependência de Sua graça e misericórdia. Isso não substituirá os meus momentos reservados, ajoelhada em meu local especial de oração.
Minha querida, nós mulheres nos preocupamos demais com nossos filhos, marido, casa, trabalho, compras, parentes, igreja... Amada, você quer preocupar-se menos? Então, ore mais! “Está alguém entre vós aflito? Ore.” Tg 5:13.
Oração! O que é oração, senão conversar com o Senhor nosso Deus? Suplicar ao Pai Celestial. Falar com Ele, sempre em nome de Jesus, pedindo, agradecendo e adorando.
Na Bíblia, Jesus nos ensina que devemos orar sempre e nunca desfalecer. “Havia numa cidade um certo juiz, que nem a Deus temia, nem respeitava homem algum. Havia também naquela mesma cidade uma certa viúva e ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra meu adversário. E, por algum tempo, não quis; mas, depois, disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens, todavia, como esta viúva me molesta, hei de fazer-lhe justiça, para que enfim não volte e me importune muito. E disse o Senhor: Ouvi o que diz o injusto juiz. E Deus não fará justiça a seus escolhidos, que clamam a Ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Quando, porém, vier o Filho do Homem, porventura, achará fé na terra?”Lc.18:1-8. Se um juiz injusto e que não temia a Deus respondeu a um pedido insistente, quanto mais o nosso Deus que é poder, bondade, amor e em sua infinita misericórdia ouvirá o nosso pedido de ajuda e responderá as nossas súplicas. Enquanto aguardamos a providência de Deus, cresceremos em caráter, fé, paciência e esperança.
O Salmo 50:15 nos diz: “ E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás.” O Senhor nosso Deus nos conclama à buscá-lo em nossas necessidades e lutas, pois quer nos ajudar. Em vez de nos preocuparmos devemos “orar por tudo”. Tudo? Sim, compras de supermercado, problemas da escola dos filhos, o trabalho do marido, a falta de água, questões familiares, dores e males do corpo, do coração e da alma. Por todas as questões da vida, nada é pequeno demais que o Senhor não se importe. Nada é grande demais para o poder do Senhor. O que Ele espera é oração, obediência, gratidão, e glorificação de mim e de você que pertencemos a Ele. Quando o Senhor Jesus vem em seu socorro, a ajuda e em sua vida opera maravilhas, todos têm conhecimento que o seu Deus, o seu Jesus é poderoso, ama, salva, cuida e livra os que a Ele pertencem. Dessa maneira, através de sua vida, o nome dEle é glorificado.
“Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos” Tg 5:16
Minha querida irmã: seja em todo o tempo, perseverante em oração e permita que o nome do Senhor seja glorificado em sua vida!
Lídia Dantas Costa
*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).