Hadassa, uma jovem órfã, adotada por seu primo Mardoqueu, ambos judeus que viviam na cidade de Susã no período do reinado do grande rei Assuero, da Pérsia, alcança o cobiçado trono deste reino e torna-se a rainha Ester.
Ester era dotada de uma grande beleza. Porém, não foi só por sua beleza que chegou à posição de rainha. Todos que a conheciam agradavam-se dela, pois sua atitude era amável e amigável:
“...e alcançava Ester graça aos olhos de todos quantos a viam.” Et 2:15b. Diante de uma situação adversa para ela e seu povo, os judeus, ela teve sabedoria de ouvir conselhos de pessoas mais experientes e não agiu precipitadamente, antes, pediu que todo o povo judeu jejuasse por três dias e, assim também ela e suas servas jejuaram.“Então Mardoqueu mandou que respondessem a Ester: Não imagines no teu íntimo que por estares na casa do rei, escaparás só tu entre todos os judeus. Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe separa tal tempo como este chegaste a este reino? Então disse Ester que tornassem a dizer a Mardoqueu: Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci.” Et 4: 13-16. Além da amabilidade e da sabedoria, ela buscou coragem e demonstrou tê-la, pois para salvar seu povo foi necessário que ela entrasse na presença do rei sem ser chamada, ato este que poderia ser punido até com a morte. Com a sabedoria dada por Deus, teve uma peculiar estratégia: preparou dois banquetes nos quais recebeu o favor do rei. Com todo cuidado e palavras sabiamente escolhidas, revelou os planos terríveis do mau Hamã, salvando assim a todo o povo judeu, inclusive a si própria. (Et 7:1-2).
A história de Ester é linda, enriquecedora e podemos meditar de tal modo a aplicá-la em minha e em sua vida, minha amada irmã. Tanto Ester na Pérsia, como José no Egito (Gn 37-50) e Daniel na Babilônia (Dn 1-2) foram judeus em terras estranhas de povos pagãos que sofreram conspiração de morte, porém resistiram. Foram fiéis ao Senhor Deus, sendo assim, livres de morrer; logo alcançaram altos e honrosos cargos nessas terras estrangeiras. Tudo isso nos traz à memória que nós servimos a Deus, temos Cristo e Ele nunca nos deixa só; Ele nunca está ausente. Mesmo que vivamos em ambientes contrários onde ninguém conheça e sirva a Deus. Mesmo que ninguém sinta a presença dEle, Ele está ali por você, minha irmã.
Amada, onde quer que o Senhor tenha colocado você, saiba que Ele tem propósito.“E quem sabe separa tal tempo como este chegaste a este reino?” Et 4:14b. Quando estiver ao seu alcance ajudar a salvar pessoas do pecado, de sofrimentos, de injustiças ou da morte, faça. Não nos acovardemos e nem sejamos egoístas, pois no maravilhoso exemplo de Ester vimos que, apesar de ela estar no melhor lugar e na melhor posição, ela correu riscos; buscou coragem e não deixou que seu povo perecesse. Quem é seu povo? Sua família? Sua parentela? Sua vizinhança? Seus funcionários? Seus alunos? Seus colegas de trabalho? Suas irmãs em Cristo? Sua igreja? Quem ou quantos sejam não espere que só o Senhor nosso Deus faça todas as coisas, mas deixe-se ser usada por Ele. Você pode ser usada como a providência de Deus para cumprir os propósitos que Ele tenha onde você estiver. Ore, busque dEle a direção e aja. “Para tal tempo como este” você está neste lugar! É possível que situações difíceis surjam para serem enfrentadas nas quais pode ser perigoso fazer o que é certo, mas peça a Deus sabedoria e coragem para agir corretamente. O Senhor Jesus vai dar a você toda a estratégia necessária para alcançar o objetivo perfeito.
O Senhor a ajudará e fortalecerá! Você, minha irmã, vencerá e muito se alegrará em ver quão grandes coisas fez o Senhor através de sua vida!
Lídia Dantas Costa
*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).