Lídia Dantas Costa

Lídia Dantas Costa é casada com o Pastor Wellington Júnior, atual presidente da CGADB – Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil. Formada em Artes Plásticas e Teologia; Pós Graduada em Terapia Familiar e de Casal; Pós Graduada em Aconselhamento. ‪Coordenadora do Departamento Feminino e Círculo de Oração da Assembleia de Deus do Belém, em Guarulhos (SP) há 23 anos. E há 15 coordena os Encontros de Casais em sua igreja. ‬ ‪Há 32 anos é professora da ED e há seis coordena o Curso de Aconselhamento Pré-Nupcial na ADB Guarulhos. Preside a ABEM –Associação Beneficente Estrela da Manhã há seis anos. Há quatro está na ministração do Curso de Aconselhamento Familiar na Faculdade Teológica de São Paulo – FAESP. Ministra palestras para Casais e Famílias e presta atendimento gratuito na ADB - Guarulhos, em Aconselhamento, Terapia Familiar e de Casal.

Este é o tempo

Hadassa, uma jovem órfã, adotada por seu primo Mardoqueu, ambos judeus que viviam na cidade de Susã no período do reinado do grande rei Assuero, da Pérsia, alcança o cobiçado trono deste reino e torna-se a rainha Ester.

Ester era dotada de uma grande beleza. Porém, não foi só por sua beleza que chegou à posição de rainha. Todos que a conheciam agradavam-se dela, pois sua atitude era amável e amigável:

...e alcançava Ester graça aos olhos de todos quantos a viam.” Et 2:15b. Diante de uma situação adversa para ela e seu povo, os judeus, ela teve sabedoria de ouvir conselhos de pessoas mais experientes e não agiu precipitadamente, antes, pediu que todo o povo judeu jejuasse por três dias e, assim também ela e suas servas jejuaram.“Então Mardoqueu mandou que respondessem a Ester: Não imagines no teu íntimo que por estares na casa do rei, escaparás só tu entre todos os judeus. Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe separa tal tempo como este chegaste a este reino? Então disse Ester que tornassem a dizer a Mardoqueu: Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci.” Et 4: 13-16. Além da amabilidade e da sabedoria, ela buscou coragem e demonstrou tê-la, pois para salvar seu povo foi necessário que ela entrasse na presença do rei sem ser chamada, ato este que poderia ser punido até com a morte. Com a sabedoria dada por Deus, teve uma peculiar estratégia: preparou dois banquetes nos quais recebeu o favor do rei. Com todo cuidado e palavras sabiamente escolhidas, revelou os planos terríveis do mau Hamã, salvando assim a todo o povo judeu, inclusive a si própria. (Et 7:1-2).

A história de Ester é linda, enriquecedora e podemos meditar de tal modo a aplicá-la em minha e em sua vida, minha amada irmã. Tanto Ester na Pérsia, como José no Egito (Gn 37-50) e Daniel na Babilônia (Dn 1-2) foram judeus em terras estranhas de povos pagãos que sofreram conspiração de morte, porém resistiram. Foram fiéis ao Senhor Deus, sendo assim, livres de morrer; logo alcançaram altos e honrosos cargos nessas terras estrangeiras. Tudo isso nos traz à memória que nós servimos a Deus, temos Cristo e Ele nunca nos deixa só; Ele nunca está ausente. Mesmo que vivamos em ambientes contrários onde ninguém conheça e sirva a Deus. Mesmo que ninguém sinta a presença dEle, Ele está ali por você, minha irmã.

Amada, onde quer que o Senhor tenha colocado você, saiba que Ele tem propósito.“E quem sabe separa tal tempo como este chegaste a este reino?” Et 4:14b. Quando estiver ao seu alcance ajudar a salvar pessoas do pecado, de sofrimentos, de injustiças ou da morte, faça. Não nos acovardemos e nem sejamos egoístas, pois no maravilhoso exemplo de Ester vimos que, apesar de ela estar no melhor lugar e na melhor posição, ela correu riscos; buscou coragem e não deixou que seu povo perecesse. Quem é seu povo? Sua família? Sua parentela? Sua vizinhança? Seus funcionários? Seus alunos? Seus colegas de trabalho? Suas irmãs em Cristo? Sua igreja? Quem ou quantos sejam não espere que só o Senhor nosso Deus faça todas as coisas, mas deixe-se ser usada por Ele. Você pode ser usada como a providência de Deus para cumprir os propósitos que Ele tenha onde você estiver. Ore, busque dEle a direção e aja. “Para tal tempo como este” você está neste lugar! É possível que situações difíceis surjam para serem enfrentadas nas quais pode ser perigoso fazer o que é certo, mas peça a Deus sabedoria e coragem para agir corretamente. O Senhor Jesus vai dar a você toda a estratégia necessária para alcançar o objetivo perfeito.

O Senhor a ajudará e fortalecerá! Você, minha irmã, vencerá e muito se alegrará em ver quão grandes coisas fez o Senhor através de sua vida!

 Lídia Dantas Costa

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Pronto a ouvir! Pronto a socorrer!

Escrito por Lídia Dantas Costa
Pronto a ouvir! Pronto a socorrer!

A oração faz parte de nossa vida cristã desde os primeiros passos que damos na presença de...

Chamadas para um propósito

Escrito por Lídia Dantas Costa
Chamadas para um propósito

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus,...

Não há outro mandamento maior do qu...

Escrito por Lídia Dantas Costa
Não há outro mandamento maior do que estes

É maravilhoso meditarmos no Deus Todo Poderoso ao qual servimos. Seu poder, domínio e maje...

A paz que excede todo o entendiment...

Escrito por Lídia Dantas Costa
A paz que excede todo o entendimento!

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos...

Feliz Natal com Jesus!

Escrito por Lídia Dantas Costa
Feliz Natal com Jesus!

Amada irmã, quanto os dias que antecedem o Natal e envolvem suas comemorações nos fazem me...

Novo propósito

Escrito por Lídia Dantas Costa
Novo propósito

Quando em nosso encontro com Jesus Cristo temos a vida transformada e somos invadidas pelo...

Para a glória de Deus!

Escrito por Lídia Dantas Costa
Para a glória de Deus!

Ao meditarmos no imensurável amor de Deus por nós, entendemos que este amor foi tão grande...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.