Ao assistir ao noticiário, ao ler o jornal ou conversar com determinadas pessoas, você alguma vez sentiu-se preocupada ou com medo, minha amada irmã? Você tem observado que as doenças parecem estar cada vez mais frequentes, mais graves e atingindo maior número de pessoas? E sobre os desastres naturais causados por alterações climáticas ou ajustes da natureza?
Você tem percebido como as relações interpessoais estão cada dia mais difíceis e que, com facilidade, podem resultar em violência? E os ataques terroristas? Para você é perceptível que o mundo está mais violento, intolerante e ameaçador do que a tempos atrás?
Como estamos vivendo em relação ao que nos amedronta ou preocupa? Observamos que o medo pode nos causar preocupações e nos roubar a paz.
No entanto, minha querida, temos algo maravilhoso e renovador para meditarmos juntas. Temos Jesus Cristo como Senhor de nossas vidas e Ele nos quer livres do medo.
Sendo assim, a Bíblia diz, em Mc 4: 37-40 "E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia. E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança. E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?". Está é uma das mais conhecidas passagens bíblicas: o forte vento, o mar revolto, Jesus dormindo despreocupadamente e os discípulos amedrontados, mesmo que alguns deles fossem pescadores experientes naquele local. Eles sentiram muito medo e, pedindo por socorro, acordaram Jesus. O Mestre logo repreendeu os ventos, o mar e tudo se acalmou.
Os discípulos ficaram apavorados com a tempestade, que era realmente assustadora. Em diversas áreas de nossa vida, nós também podemos passar por momentos que nos assustem, apavorem e até mesmo nos causem grande ansiedade, alterando o dia a dia de nossos relacionamentos, de nossos afazeres e de nossos sentimentos. O Senhor rapidamente socorreu aos seus discípulos, assim como também socorre a mim e a você, minha irmã. Porém, assim como perguntou aos seus discípulos, pergunta-nos: "Porque sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?”.
Compreendemos, então, que Jesus está ao nosso lado e pode repreender toda tempestade que nos cause medo porém, manda que tenhamos fé e não nos acovardemos e nem nos apavoremos. Se formos ousados e usarmos a fé que temos nEle não seremos medrosos. “Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.” 2 Tm 1:7.
Neste mundo em constante transformação, vivemos muitas incertezas e é possível que nos pareça que o melhor e mais sensato seja firmar a nossa paz buscando segurança material, conquistando bens, riquezas, grandes realizações pessoais, sucesso ou poder. No entanto, sabemos que tudo isso não é capaz de promover, no ser humano, a verdadeira paz que o coração e a alma necessitam. E Jesus veio ao mundo por todos nós, minha amada irmã, Ele quer que creiamos e confiemos verdadeiramente nEle, e deseja que em nossa vida não haja medo.
Por isso Ele nos diz: "Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus" Fp 4:6. Assim fazendo, estaremos bem juntinhos ao nosso Deus Pai e alcançaremos a paz que Jesus oferece que é completa e absolutamente diferente de tudo que se fala sobre paz interior. É a paz que os que observam de fora não são capazes de compreender. É paz em meio à dificuldade, em meio à tempestade e que dissipa todo o medo: "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus." Fp 4:7.
De tudo que você vir, ouvir, ler ou ficar sabendo, amada irmã, ore a Deus, apresente a Ele toda situação e peça para que Ele cuide de cada caso trazendo a verdadeira paz aos envolvidos e a você. O que o Senhor nosso Deus quer é que você descanse e quer vê-la viver sem medo, Ele diz a você: “Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo.” Is 41:13.
Lídia Dantas Costa
*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).