Aceitamos a Jesus Cristo como Salvador, os dias passam e cada uma de nós encontra seu lugar na obra de Deus. Ensino, louvor, oração, regência, são tão diversas as atividades na Casa do Senhor; e algumas de nós nos dedicamos as várias delas ao mesmo tempo. A cada dia nos envolvemos em nossas tarefas seculares, com a família, da igreja e isso é muito bom, pois estamos desenvolvendo áreas essenciais da vida.
Há quanto tempo você serve ao Senhor, amada irmã? Com tantas responsabilidades no dia a dia, podemos entrar em rotina também no servir ao Senhor; o mesmo lugar, mesmos dias, mesmas atividades, mesmas pessoas, a mesmice... E apesar de estarmos levando uma vida correta, espiritualmente, podemos estar estacionadas, mornas, senão, mortas. É possível que deixemos passar, despercebido algo relevante: Como estamos desenvolvendo a vida espiritual pessoal com o Senhor?
No início, a vida espiritual do cristão decorre de modo saudável e produtivo. Recebemos a salvação e com ela a segurança e o sustento no Senhor, porém, é possível que, em nosso caminho encontremos atalhos, distrações, preocupações que venham tirar ou mesmo extinguir o que era nossa vida a espiritual inicia. O ânimo, a alegria e a comunhão com o Senhor poderão ser aniquilados se não nos apercebermos em tempo. Encontramos na Bíblia, um versículo que diz "O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." Jo10:10. Nesta palavra temos o que realmente precisamos reencontrar e conservar... eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância... O propósito do sacrifício de Jesus na vida terrena, na cruz, na ressureição e na assunção aos céus foi nos dar vida, dar perdão, santificação. Ele quer que vivamos sem pecado ou culpa e por fim desfrutemos da vida eterna.
É importante que avaliemos o que pode estar obstruindo o fluir da vida abundante que Cristo tem e oferece, graciosamente, a mim e a você, minha irmã. Considerando sobre a rotina de nossos afazeres, pensemos, então, em seu dia é preciso programar o tempo. Lembre-se sempre, amada irmã, que você é um ser humano e não uma máquina. Olhe-se e avalie-se e seja realista se você está conseguindo realizar suas tarefas prioritárias com qualidade, assim como, se você está conseguindo manter-se fisicamente saudável e equilibrada, senão, reveja seu planejamento diário, semanal, mensal, e ajuste-se. Se você tem dificuldades, para isto, utilize agenda, escreva lembretes, coloque o celular para despertar, ou o que seja útil, mas o importante é ter uma programação de suas tarefas dentro de seu tempo, lembrando-se de que ele é precioso e assim será bem aproveitado.
Ao buscar planejar e reorganizar nossa vida, relevante será o tempo reservado para o relacionamento com Deus, não o tempo que sobrar será dEle, mas a primícia, o primeiro, o melhor do meu tempo será dEle. Quando desejamos ter um bom relacionamento com o Senhor, pensamos sempre em ler a Bíblia e orar mais. Muito bom! Porém, não desfrutaremos do que Deus tem para nós se fizermos isto por costume. É fundamental ao lermos a Bíblia, termos concentração em conhecê-la, entendê-la e aplicá-la em nossa vida pessoal, sim, entender o que eu posso fazer para viver a Palavra de Deus. Quando oramos, que não seja rotineiramente, com pressa ou com distrações, mas que seja com tempo e em particular, quando poderei ter privacidade com o Senhor. Por intermédio de Jesus Cristo temos este privilégio: falar com Deus!
Procuremos conhecer, conversar, manter contato para reconhecer Sua vontade e saber como agradá-lo, evitando o que O aborreça; estreitando a amizade entre nós, sim, o Senhor e eu... Falando e ouvindo, aprendendo a cada dia como estar mais próxima dEle. Dessa maneira, teremos conhecimento profundo do Senhor, do que o Ele quer de nós e tem para nós e nos diz em João 15:13-16 “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer. Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.” Você alcança o coração do Senhor e Ele terá livre acesso ao seu coração, amada irmã, quando a sua vida for de completa comunhão com Deus Pai, o Filho e o Espírito Santo!
Lídia Dantas Costa
*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).