Pv 31:30 – “Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada.”
Minha amada, ao refletir sobre este trecho da Bíblia, estamos tomando conhecimento das palavras da mãe de um rei, aconselhando-o quanto a uma boa esposa. Esta é a tão conhecida passagem sobre a mulher virtuosa de Provérbios 31.
E o que significa SER VIRTUOSA? É aquela que tem virtudes, que tem disposição firme e constante para a prática do bem, que tem força e valor moral.
Na Nova Versão Internacional da Bíblia ela é chamada de esposa exemplar. E no hebraico a palavra “virtuosa” pode significar rica, próspera, valorosa, ousadamente corajosa, forte, guerreira poderosa.
Ao ler este texto, sempre temos a imagem de uma mulher perfeita. Porém não é isto que o texto nos descreve, mas sim, uma mulher valente que luta com dedicação para fazer que o seu lar seja uma bênção.
Em Provérbios 31, está escrito:
v.10 “Mulher virtuosa que a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.” – Ela tem maior valor do que pedras preciosas ou qualquer riqueza.
v.11 “O coração de seu marido esta nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.”– Seu marido tem confiança nela para compartilhar assuntos, situações delicadas, nas finanças da casa e em relação a fidelidade conjugal. Ela é confiável.
v.12 “Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.” – Ela honra o seu marido em dias bons ou dias maus. Independente dele merecer ela lhe faz o bem todos os dias.
V.13,14 e 15 “Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos. Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão. Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir as tarefas das servas.”– Apesar de seu trabalho, ela tem prazer em cuidar de sua casa e de sua família, organiza tudo para que funcione bem.
v.16 “Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.”– É participativa. Está inteirada dos negócios da família, nas decisões financeiras.
v.17, 18 e 19 “Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços. Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apega de noite. Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca.”– É dedicada, esforçada, valente no trabalho e realiza tudo com disposição e boa vontade.
v.20 “Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado.”– É solidária. Compartilha do bem que tem recebido do Senhor com seu próximo.
v.21 e 22 “Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata. Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura.”– É prevenida. Tem reservas para situações de necessidades.
v.23 “Seu marido é conhecida nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra.”– Seu marido é honrado pelas pessoas.
v.24 “Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores.”– Ela tem talentos.
v.25 “A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro.”– É forte, digna e confiante. Sabe em quem confiar.
v.26 “Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.“– É sábia e boa conselheira. Usa palavras que edificam.
v.27 “Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça.”–Dá valor ao trabalho e não se deixa levar pela preguiça.
v.28 “Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.”– É valorizada por seus filhos e seu marido a elogia.
v.29 “Muitas filhas tem procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente.” – Tem seu valor reconhecido.
v.30 “Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada.”– É temente a Deus.
O trecho de Provérbios 31: 30a “enganosa é a graça, e vã é a formosura” nos apresenta uma mulher de valores em quem a beleza que predomina é a beleza interior, que vem da paz com Deus. Correlacionando com nossos dias, a paz que vem da salvação em Jesus Cristo.
Devemos cuidar bem de nossa aparência e nos vestir bem, de forma que não envergonhemos:
• o nome de Jesus,
• o nosso próprio nome,
• o nome de nosso esposo;
• que eu não leve outros a pecar.
“Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.” 1 Tm 2:9,10
Em Provérbios 31:30b,“mas a mulher que teme ao Senhor”, vemos que a maior, fundamental e mais admirável característica desta mulher é o TEMOR ao Senhor. Ela ama ao Senhor. Respeita ao Senhor. Quer fazer-lhe a vontade. Reconhece-o como Senhor. E ser temente a Elevem acompanhado de promessas como estas:
“Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos.” Sl 128:1
“No temor do Senhor há firme confiança e Ele será um refúgio para seus filhos.” Pv 14:26
“O temor do Senhor encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, não o visitará mal nenhum.” Pv19:23
Finalmente, em Provérbios 31:30c, “essa será louvada”, vê-se que o resultado da obra das suas mãos a louvará; o Senhor a louvará. Amada irmã, o Senhor a encherá de seu Espírito Santo,o seu coração vai transbordar e alcançará todos a sua volta!
Lídia Dantas Costa
*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).