Nós mulheres fomos criadas pelo Senhor Deus com intenção e cuidado apurados.“Então o Senhor Deus declarou: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda". (Gn 2:18)
Durante toda a criação as palavras do Senhor foram de satisfação pelo que havia realizado.“E viu Deus que era bom”, após separar a parte seca das águas, chamando terra e mares. “E Deus viu que ficou bom”, quando Ele fez brotar na terra vegetação. “E viu Deus que ficou bom”, quando criou sol, lua e estrelas. “E Deus viu que ficou bom”, quando criou os animais aquáticos e todas as aves. “E viu Deus que era bom”, quando criou todo animal terrestre.(Gn 1) Durante toda a criação, o único momento em que o Senhor diz “não é bom” foi quando viu que o homem estava só. O Senhor compadeceu-se do homem e de sua solidão, pois, apesar de toda a criação, para o homem não havia ninguém da mesma natureza. Sendo assim, “o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.”(Gn 2:21-24) Desta maneira, fomos colocadas como ajudadoras do homem, como amiga mais próxima, proporcionando companheirismo e conforto. A mulher torna-se espiritualmente sua parceira nas pesadas tarefas da vida.
Somos designadas para ser a perfeita contraparte do homem; um complementa o outro. A mulher não foi criada nem inferior nem superior ao homem, e em nossa pessoalidade, que é a qualidade ou condição de ser uma pessoa ou existir como pessoa, somos equivalentes a eles. No entanto, somos diferentes e únicas em uma função: a maternidade. Este dom vem de Deus! É admirável como a aptidão da maternidade está impressa em nossa identidade de mulher.Esse dom vem acompanhado de maior sensibilidade, ampla visão e requintada percepção. Para que Deus visse que tudo era bom, Ele criou a mulher. Sim! Criou-nos. E cada uma de nós têm uma ou mais missões especiais a cumprir. Deus nos criou com propósitos maravilhosos. Perceba estes exemplos de mulheres:
Débora era esposa, mãe e dona de casa. Além disso, foi escolhida em sua nação como conselheira e juíza. Acompanhou, com fé e coragem, Baraque no recrutamento do exército, na estratégia da batalha e no cumprimento da tarefa. Exerceu liderança e foi firme nas tomadas de decisões. Por fim, em um tempo de guerra, serviu como libertadora de seu povo; demostrando a sua confiança em Deus fez com que outros aprendessem a confiar nEle também. (Jz 4 e 5)
Joquebede deu à luz a Moisés no período em que Faraó havia mandado matar todos os meninos nascidos de mulheres judias. Ela foi uma mulher de fé e coragem. Desprendida de sentimentos egoístas, teve iniciativa para salvar a vida de seu bebê. Concebeu e, vendo que era formoso, preparou o cesto e o colocou no rio para o proteger, colocando sua filha para vigiá-lo.(Ex 2.2-3) Confiou nas providências e promessas divinas. Teve a alegria de amamentar e criar quem Deus usaria para um dia libertar Seu povo do Egito.
Ester, jovem judia, órfã e sem lar, foi criada por um parente. Participou e venceu um concurso de beleza que a tornou rainha, escolhida unicamente por sua formosura. Demonstrou fé, coragem e paciência. Usou sua beleza, inteligência e obediência. Com oração e jejum teve seus pensamentos, palavras e atitudes dirigidas pelo Senhor em favor de salvar seu povo da iminente morte.
Podemos nos identificar com as mulheres citadas acima,ou ainda com alguma que nem citei. Porém, o meu desejo é que você perceba que o Senhor nos criou individualmente para que sua obra fosse completa e ficasse boa. Ficou boa e mais ainda: “e Deus viu tudo que havia feito, e tudo havia ficado muito bom.” Gn 1:31.
Mulher cristã, “o Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. O sol não te molestará de dia, nem a lua, de noite. O Senhor te guardará de todo mal; ele guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.” (Sl 121:5-8). Filha amada do Senhor, creia que Ele tem amor por sua vida e que um dia é muito pouco para que se comemore o seu valor. Sendo assim, minha irmã, Ele diz a você que "muitas mulheres têm procedido virtuosamente, mas tu a todas és superior" (Pv 31.29), porque você é dEle!
Lídia Dantas Costa
*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).