Costuma-se organizar a vida pensando em quem se é no tempo presente. Tendo conhecimento de quais necessidades e quais possibilidades se tem hoje, decisões mais corretas podem ser tomadas para o futuro. Decisões essas que venham suprir as carências, tornando a vida o mais acertiva possível.
Agindo acertadamente no presente, o futuro terá grande chance de ser ainda melhor que o presente. Porém, o meu desejo neste momento não é meditarmos no presente ou futuro, mas sim, convidá-la a pensar sobre o seu passado para observar quão relevante é relembrar tudo o que Deus fez para torná-la a pessoa que você é hoje.
Minha amada irmã, você se lembra quem falou de Jesus pela primeira vez a você? Quem foi a pessoa que deu aula de Escola Bíblica Dominical e marcou seu conhecimento da Palavra de Deus? Alguém a ajudou a aprofundar seu relacionamento com o Senhor em oração e a alcançar o batismo no Espírito Santo? Você teve alguém que a liderou em grupo de louvor, ensinando-a tocar o coração do Pai com sua voz ou instrumento musical? Alguém se colocou ao seu lado intercedendo ao Senhor em um momento de muito sofrimento? Ou seja, relembrar as pessoas que estiveram ao seu lado e a ajudaram a ter a vida espiritual que você tem hoje. Pessoas que a ensinaram a alcançar, conhecer, mergulhar e viver no amor de Cristo. O sublime e maravilhoso amor de Cristo Jesus, nosso Senhor. É exatamente neste ponto que gostaria de meditar com você, amada irmã: quão importante é ser grata às pessoas que, usadas por Deus, nos ajudaram a hoje sermos quem somos na fé. Você já parou e pensou nisso? Já pensou em agradecer a estas pessoas que um dia estiveram ao seu lado permitindo serem usadas pelo Senhor para que você fosse abençoada? Dizer sobre o valor que elas tiveram e agradecer pelo que fizeram? “E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.” Cl 3:14,15
Maior gratidão devemos ter, ainda, a Deus, que olhou para nós com seu olhar de misericórdia, amor e, em nosso caminho, colocou estas pessoas que foram transmissoras da mais perfeita e linda história de amor, que é a maravilhosa graça de Deus, Jesus Cristo. Quando você parar e rememorar cada detalhe de sua história de vida você verá que a potente mão do Senhor esteve segurando firme a sua mão. Em momentos bons e em momentos não tão bons. Em nenhum desses você esteve só; em suas experiências você tem provado a fidelidade de Deus.
Amada, rever o seu trajeto de vida na presença do Senhor serve para que você nunca se esqueça dos feitos dEle e para que sua confiança esteja sempre nEle firmada. Da mesma maneira, os que fazem parte de sua vida também verão, aprenderão, temerão e desfrutarão da maravilhosa presença de nosso Salvador Jesus Cristo. “Para que todos os povos da terra conheçam a mão do SENHOR, que é forte, para que temais ao SENHOR, vosso Deus, todos os dias.” Js 4: 24
Quando nos lembramos de mãos amigas que nos acolheram, de corações bondosos que nos amaram e de olhares santos que nos enxergaram, despertamos em nós o sentimento de gratidão e o desejo de agir do mesmo modo em relação a outras pessoas. Se pudermos lembrar, com carinho e consideração, daqueles que nos ajudaram, quanto mais em relação ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo?Afinal, pessoas podem ter nos ajudado, mas o autor de todo o bem que aconteceu em nossas vidas é, sem dúvida, nosso Senhor. “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.” Sl 103: 1-2. Observe, minha querida, que dessas lembranças três desejos pulsarão em nossos corações: a gratidão ao Senhor nosso Deus; a gratidão às pessoas que um dia se preocuparam conosco; e o desejo de retribuir a alguém o que um dia fizeram por nós. Se possível, faça o bem a alguém. Ame, ajude, oriente, acolha, aconselhe, ore, interceda e até mesmo jejue por ela.
Enfim, o que puder fazer por alguém, faça como um dia fizeram por você. “Para que o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo seja em vós glorificado, e vós nele, segundo a graça de nosso Deus e do SENHOR Jesus Cristo.” 2 Ts 1:12
Lídia Dantas Costa
*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).