O Dia das Mães a cada ano é comemorado no segundo domingo do mês de maio. Muitos abraços, beijos, comemorações, almoços e homenagens. Porém, eu usufruo do tema para meditarmos de maneira a acrescentar algo à minha e à sua vida como mães.
“E foi um homem da casa de Levi e casou com uma filha de Levi. E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses. Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio. E sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe havia de acontecer. E a filha de Faraó desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam, pela margem do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, que a tomou. E abrindo-a, viu ao menino e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão dele, e disse: Dos meninos dos hebreus é este. Então disse sua irmã à filha de Faraó: Irei chamar uma ama das hebreias, que crie este menino para ti? E a filha de Faraó disse-lhe: vai. Foi, pois, a moça, e chamou a mãe do menino. Então lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-o; eu te darei teu salário. E a mulher tomou o menino, e criou-o. E, quando o menino já era grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e chamou-lhe Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado.” Êxodo 2.1-10.
Joquebede, a mãe de Moisés, nada podia fazer para mudar a lei de Faraó. No entanto, ela era uma mulher de fé e coragem. A única coisa que pôde fazer foi esconder o seu bebê, depois colocá-lo em um cestinho e deixá-lo à margem do rio, entre os juncos. O cesto no qual Moisés foi colocado para ser posto nas águas do Rio Nilo era feito de cana de papiro e impermeabilizado com betume (pixe). Foi feito por sua mãe, mulher que sabia o que estava fazendo, pois usou o mesmo material usado por grandes barcos egípcios, seguro e eficiente para o pequeno cesto.
Às vezes você se sente cercada pelo mal? Parece que será triste o final da história? Sente-se frustrada com o pouco que pode fazer? Ore a Deus. Procure formas de agir contra o mal e confie em Deus que abençoará o seu esforço, por menor que possa parecer. Deus pode transformar seu maior temor em sua maior alegria e motivo de gratidão.
Joquebede colocou o cestinho na água e teve que deixá-lo ali. Mas, mandou que sua filha o acompanhasse à distância. Assim, a menina viu o cesto aproximar-se de onde a filha de Faraó se banhava. Oportunidades especiais podem vir ao seu encontro. Peça discernimento a Deus e não perca o momento certo de agir. Não permita que o medo faça você perder oportunidades. Fique atenta às chances que Deus lhe dá e as aproveite completamente.
A princesa, filha de Faraó, ficou arrebatada pelo bebezinho e procurou quem o poderia amamentar. A irmã de Moisés logo se aproximou e ofereceu sua mãe. Joquebede teve seu bebê de volta para amamentá-lo, educá-lo, e para isso, ainda recebeu um salário. Mas o principal: seu bebê foi salvo da terrível lei de Faraó e viveu. E quem foi Moisés? Foi o grande libertador de Israel. Joquebede deu à luz, protegeu, preparou, lançou, teve de volta em seus braços, criou e deu ensinamentos. Minha irmã amada, quando os nossos filhos chegarem nas encruzilhadas da vida e em momentos de decisões, de quais ensinamentos nossos eles se lembrarão e que poderão ajudá-los a escolherem o caminho certo? Certa vez, quando eu estava em alguns dias de descanso e interrompi para atender um compromisso (uma palestra inesperada), eu imaginei que minha mãe se compadeceria e me diria para não ir. Porém, ao invés disso, ela me disse: "Vai, vai mesmo! Porque por mais que você faça ainda será pouco depois de tudo que Jesus fez por você!"
Há ocasiões nas quais temos problemas e somos incapazes de enxergar além deles uma solução, como Joquebede. Porém, o Senhor sempre nos dá um caminho; a nós, mulheres cristãs, o Senhor nos concede um grande privilégio de educar nossos filhos no conhecimento e amor à Palavra de Deus, levando-os a conhecer Jesus e seu poder. Ore a Deus e confie! Tome a atitude que estiver ao seu alcance, capriche, faça bem a sua parte, porque o Senhor fará a dEle e será perfeita.
Temos, pela fé em Deus, atitudes que passam por cima de nossos temores. Assim fazendo, criemos nossos filhos para serem pessoas íntegras na sociedade e que vivam para glória de Deus! Creia e confie no Senhor Jesus Cristo é isso que Ele precisa para começar um trabalho lindo em sua vida e dos seus queridos. A sua casa é para glória dEle!
Feliz Dia das Mães, amada! O Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Nm 6:24-26