Estive pensando nestes dias em diversas coisas relacionadas ao Reino de Deus. Jesus, falando a respeito dele, disse: “Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado a força, e só os valentes se apoderam dele” (Mt 12.11). Então me veio à mente: “quem são os valentes para Deus?”
Logo pensei no Sermão da Montanha no qual Jesus ensina sobre as bem-aventuranças. Elas são promessas para os que fazem parte do Reino dos Céus, e estes entendem plenamente a linguagem nele contida.
Apesar de vivermos em um mundo de tanta artificialidade, a Palavra de Deus foi, é e será nossa bússola. Ao ler o começo das Palavras de Jesus, em Mateus 5, pude observar que a primeira bem-aventurança é: “Bem-aventurados os humildes ou pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus” (Mt 5.3). No comentário do pastor Lloyd-Jones sobre este texto, é dito que não foi por acaso a forma que Jesus colocou em ordem as bem-aventuranças. Há uma sequência lógica, bem definida e espiritual. Qualquer homem ou mulher que tem como alvo e prioridade entrar no Reino dos Céus tem que desenvolver a virtude da humildade em sua vida, pois as outras são consequências dessa primeira.
Que Deus nos ajude, amada companheira, a sermos humildes, pois o apóstolo Tiago diz: “Deus abate aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tg 4.6). O apóstolo Pedro aventando esse tema diz: “Semelhantemente vós, jovens, sede sujeitos aos anciões; e sede todos sujeitos uns aos outros e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”. Ser humilde não é dar a impressão que você é autoconfiante e sabe se expressar, isso não é o sinônimo de humildade segundo a Bíblia. Pelo contrário é o que diz Pedro: quem é humilde se submete ao outro com amor e humildade. Convém lembrar-lhe, amiga, que ser humilde não é andar andrajosa, ser avarenta, covarde ou fraca. A humildade é uma virtude que cada cristã deve desenvolvê-la com a ajuda do Espírito Santo.
O orgulho jamais se unirá à humildade. O orgulho é a ruína de qualquer pessoa. A palavra orgulho significa “um sentimento de satisfação pela capacidade ou realização, ou um sentimento elevado de dignidade pessoal”. Se refere à autoestima, à vaidade, excesso de amor próprio. O orgulho também é sinônimo de soberba. Deus condena o orgulho.
Desvantagens do orgulho
• Deus não se agrada do orgulhoso (Pv 16.5)
• O orgulhoso engana-se a si mesmo (Gl 6.3)
• O orgulhoso será abatido, humilhado (Pv 29.23)
• Deus resiste ao orgulhoso, ao soberbo (1 Pe 5.5)
Vantagens da humildade
• O humilde recebe a graça de Deus (1 Pe 5.5)
• O humilde é exaltado por Deus (1 Pe 5.6; Sl 147.6)
• O humilde valoriza as outras pessoas (Ef 4.2, Fp 2.3)
• Com os humildes, há sabedoria (Pv 11.2)
• Os humildes terão regozijo sobre regozijo no Senhor, ou seja, o fruto da alegria (Is 29.11).
Poderíamos seguir elencando como é vantajoso a mulher de Deus desenvolver a humildade na sua vida. Maria, a mãe de Jesus, disse ao anjo: “eis aqui a serva do Senhor, cumpra-se em mim segundo a tua Palavra” (Lc 1.38). Que tenhamos essa disponibilidade de sermos humildes, pois assim imitaremos nosso mestre (Fp 2. 5-9).
Peço a Deus que o orgulho não encontre um lugar nos nossos corações, pois onde há orgulho, não há espaço para a humildade. Pensemos no que Deus fala através do profeta Isaías: “Assim diz o alto, o sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de santo: habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e vivificar o coração dos contritos” (Is 57.15).
Que Deus nos ajude a alcançarmos essa virtude! Ser humilde é vestir-se com a vestes do Mestre. O orgulho e a humildade são opostos que nunca se reconciliarão.
Meu abraço
Judite Alves
*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).