Judite Maria da Silva Alves

Professora e terapeuta familiar; casada com o Pr.Ailton José Alves (presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco); mãe de três filhos (casados), e avó de quatro netos. Apresenta diariamente, há mais de dez anos, o programa “A mulher e seus desafios” pela Rede Brasil de Comunicação. Lidera o trabalho de Círculo de Oração em todo o estado de Pernambuco e coordena as atividades sociais da IEADPE, que mantém oito Centros de Desenvolvimento Integral Vida em várias comunidades carentes na Região Metropolitana do Recife, onde são atendidas mais de 4 mil crianças.

A Humildade e o Orgulho nunca se reconciliarão

Estive pensando nestes dias em diversas coisas relacionadas ao Reino de Deus. Jesus, falando a respeito dele, disse: “Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado a força, e só os valentes se apoderam dele” (Mt 12.11). Então me veio à mente: “quem são os valentes para Deus?”

Logo pensei no Sermão da Montanha no qual Jesus ensina sobre as bem-aventuranças. Elas são promessas para os que fazem parte do Reino dos Céus, e estes entendem plenamente a linguagem nele contida. 

Apesar de vivermos em um mundo de tanta artificialidade, a Palavra de Deus foi, é e será nossa bússola. Ao ler o começo das Palavras de Jesus, em Mateus 5, pude observar que a primeira bem-aventurança é: “Bem-aventurados os humildes ou pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus” (Mt 5.3). No comentário do pastor Lloyd-Jones sobre este texto, é dito que não foi por acaso a forma que Jesus colocou em ordem as bem-aventuranças. Há uma sequência lógica, bem definida e espiritual. Qualquer homem ou mulher que tem como alvo e prioridade entrar no Reino dos Céus tem que desenvolver a virtude da humildade em sua vida, pois as outras são consequências dessa primeira. 

Que Deus nos ajude, amada companheira, a sermos humildes, pois o apóstolo Tiago diz: “Deus abate aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tg 4.6). O apóstolo Pedro aventando esse tema diz: “Semelhantemente vós, jovens, sede sujeitos aos anciões; e sede todos sujeitos uns aos outros e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”. Ser humilde não é dar a impressão que você é autoconfiante e sabe se expressar, isso não é o sinônimo de humildade segundo a Bíblia. Pelo contrário é o que diz Pedro: quem é humilde se submete ao outro com amor e humildade. Convém lembrar-lhe, amiga, que ser humilde não é andar andrajosa, ser avarenta, covarde ou fraca. A humildade é uma virtude que cada cristã deve desenvolvê-la com a ajuda do Espírito Santo.

O orgulho jamais se unirá à humildade. O orgulho é a ruína de qualquer pessoa. A palavra orgulho significa “um sentimento de satisfação pela capacidade ou realização, ou um sentimento elevado de dignidade pessoal”. Se refere à autoestima, à vaidade, excesso de amor próprio. O orgulho também é sinônimo de soberba. Deus condena o orgulho.

Desvantagens do orgulho   
• Deus não se agrada do orgulhoso (Pv 16.5)   
• O orgulhoso engana-se a si mesmo (Gl 6.3)   
• O orgulhoso será abatido, humilhado (Pv 29.23)   
• Deus resiste ao orgulhoso, ao soberbo (1 Pe 5.5)

Vantagens da humildade    
• O humilde recebe a graça de Deus (1 Pe 5.5)   
• O humilde é exaltado por Deus (1 Pe 5.6; Sl 147.6)   
• O humilde valoriza as outras pessoas (Ef 4.2, Fp 2.3)   
• Com os humildes, há sabedoria (Pv 11.2)   
• Os humildes terão regozijo sobre regozijo no Senhor, ou seja, o fruto da alegria (Is 29.11). 

Poderíamos seguir elencando como é vantajoso a mulher de Deus desenvolver a humildade na sua vida. Maria, a mãe de Jesus, disse ao anjo: “eis aqui a serva do Senhor, cumpra-se em mim segundo a tua Palavra” (Lc 1.38). Que tenhamos essa disponibilidade de sermos humildes, pois assim imitaremos nosso mestre (Fp 2. 5-9). 

Peço a Deus que o orgulho não encontre um lugar nos nossos corações, pois onde há orgulho, não há espaço para a humildade. Pensemos no que Deus fala através do profeta Isaías: “Assim diz o alto, o sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de santo: habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e vivificar o coração dos contritos” (Is 57.15). 

Que Deus nos ajude a alcançarmos essa virtude! Ser humilde é vestir-se com a vestes do Mestre. O orgulho e a humildade são opostos que nunca se reconciliarão. 

Meu abraço

 Judite Alves

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Vença a Autopiedade

Escrito por Judite Alves
Vença a Autopiedade

Na era em que vivemos, parece que paira no ar um pedido de ajuda por parte de pessoas dive...

A Humildade e o Orgulho nunca se re...

Escrito por Judite Alves
A Humildade e o Orgulho nunca se reconciliarão

Estive pensando nestes dias em diversas coisas relacionadas ao Reino de Deus. Jesus, falan...

No terror noturno, Jesus chega

Escrito por Judite Alves
No terror noturno, Jesus chega

Há um caminho excelente no qual quem nele adentra nunca é decepcionado ou tão pouco sucumb...

Quem é você: Cristã Autêntica ou Fi...

Escrito por Judite Alves
Quem é você: Cristã Autêntica ou Fingida?

Vivemos em uma era de muita artificialidade, em que os valores são relativizados, e é notó...

A Força do Perdão

Escrito por Judite Alves
A Força do Perdão

Na nossa jornada, sempre nos deparamos com alguém que precisa de ajuda quando o assunto é...

A Perseverança nos leva a alcançar...

Escrito por Judite Alves
A Perseverança nos leva a alcançar a promessa 

Ouvimos muito falar nos últimos dias sobre a necessidade de sermos gratos, de aproveitarmo...

A Criação nos inspira, as Escritura...

Escrito por Judite Alves
A Criação nos inspira, as Escrituras nos ensinam!

C.S Lewis escrevendo sobre o Salmo 19, disse: “considero este salmo o maior poema do salté...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2021 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.